Logo Assobrav

Presença do Uber pode diminuir vendas de carros, aponta estudo

Data 11/08/2017

UOL Carros




Ainda é cedo demais para afirmar que serviços de compartilhamento de carro como Uber e Cabify ou mesmo de locação programada com apps que permitem determinar quantas horas você ficará com o veículo, como o Zaz vão diminuir drasticamente a vontade/necessidade de pessoas em manter carros na garagem. Mas aqui e ali começam a pipocar indicativos sobre a mudança de hábitos.

Um estudo conjunto do Instituto de Pesquisa de Transporte da Universidade do Michigan, da Texas A & M Transportation Institute e da Columbia University de Nova York, que foi divulgado pela agência “Reuters” e pela revista “Engadget” aponta, de forma reversa, que pessoas tenderiam a comprar menos carros e fazer menos viagens com automóveis próprios em cidades atendidas por estes serviços.

Essa pesquisa usou o exemplo de Austin Texas, onde os serviços Uber e Lyft empresa pertencente à General Motors com proposta similar ao Uber chegaram, mas foram obrigados por Prefeitura e Justiça a se retirar por um ano para ajuste de conduta. As duas empresas foram autorizadas a voltar a operar em maio deste ano.

Após entrevistar 1.200 pessoas, o estudo concluiu que 41% delas disseram ter usado o próprio carro para “preencher o vazio deixado por Uber e Lyft”, enquanto 9% compraram um carro novo para substituir a ausência do serviço.

Você acha que este comportamento indica uma mudança de hábito? Você trocou ou trocaria o carro próprio de forma definitiva pelos serviços de compartilhamento? Comente!



Fonte: UOL Carros

Esta notícia foi marcada em Mercado Automotivo


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400