Logo Assobrav

Teste: Suzuki Swift Sport - Pequeno notável

Data 16/05/2018

Novo Suzuki Swift Sport 1.4 turbo de 140 cv que encarar Fiat 500 e Mini



POR CLAUDIO SORANZO, DO INFOMOTORI.COM/ITÁLIA
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
COLABOROU MÁRCIO MAIO/AUTO PRESS
 
A Suzuki acertou em sua combinação de praticidade, esportividade e competência na terceira geração de seu modelo mais vendido na Europa, o Swift. E promete para o segundo semestre a variante Sport, para travar uma briga interessante no mercado. A versão, surgida originalmente na segunda geração do modelo, chega para competir com funcars mais caros, caso do Fiat 500 Abarth e do Mini Cooper, só para citar a concorrência mais agressiva. 
style="border:
 
Um dos grandes trunfos do novo Suzuki Swift Sport é seu peso: são 975 kg, o torna mais ágil. O motor é um 1,4 BoosterJet a gasolina que fornece 140 cv de potência e torque de 23,5 kgfm, disponível entre 2.500 e 3.500giros. Com isso, é capaz de chegar à máxima de 210 km/h e acelerar de zero a 100 km/h em 8,1 segundos.
style="border:
 
O trem de força fornece boa potência, mas com a promessa de baixo consumo. Isso graças ao novo turbocompressor, que permite que o motor forneça torque alto a partir de baixas rotações, enquanto o sistema de deslocamento reduzido e a injeção direta otimizam o gasto de combustível. O sistema de injeção direta possui bicos de sete orifícios, que borrifam gasolina finamente atomizada e com pressão mais alta, o que resulta em maior potência máxima e exaustão mais limpa. A caixa é de seis velocidades e a suspensão – com amortecedores de dupla ação – também foi aprimorada, para melhorar a estabilidade. 
style="border:
 
No design, a grade dianteira e o para-choque se tornam mais proeminentes do que nas outras versões do Swift, destacando linhas dinâmicas e que expressam velocidade. Os vincos bem marcados e a coluna dianteira em preto, além das luzes verticalizadas nos faróis e lanternas, realçam a silhueta. Um toque que também distingue o Sport dos Swift convencionais vem dos acessórios aerodinâmicos pretos que se destacam na frente, nos lados e na traseira.
 
Primeiras impressões
Diversão garantida
Marbella/Espanha – Basta dar a partida no novo Suzuki Swift Sport para ter certeza do quanto o hatch japonês é ágil. Impressiona sua manobrabilidade simples. O percurso escolhido pela marca para o teste contou com um longo caminho de subida – acima de 1.200 metros de altitude. E recheado de curvas intermináveis, que mostraram como o pequeno esportivo se move feito uma pluma, tamanha a sua leveza, sem que seja necessário qualquer esforço por parte do condutor graças à excelente aderência à estrada. Só mesmo quando se leva o carro ao limite percebe-se um ligeiro deslizamento lateral, talvez em função da utilização de pneus ou calibração inadequados. De resto, a condução se mostra sempre com respostas diretas, intensa e bem satisfatória.
 
O Suzuki Swift Sport é um desses compactos que o motorista imediatamente veste,como um traje de mergulho, e se torna uma segunda pele. Isso porque ele se comporta exatamente como o condutor deseja, mesmo quando se está próximo de seu desempenho máximo. Não chega a ser um esportivo agressivo, mas é dócil e condescendente com os comandos que recebe. As sensações são praticamente imediatas. São necessários poucos quilômetros para se adaptar ao temperamento do carro e, em seguida, tudo é executado de forma suave e rápida na estrada, como quando se está a bordo de um sedã premium. Além disso, o hatch é muito silencioso. As engrenagens sobem, empurrando o motorista em sincronia com o motor. A aceleração é realmente a melhor que se pode esperar em um carro dessa escala: pronta, divertida e recompensadora.


Fonte: UOL Carros / Motor Dream

Esta notícia foi marcada em Mercado Automotivo


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400