Logo Assobrav

Volvo FL Electric - Futuro nada distante

Data 13/06/2018

Volvo se prepara para vender, já em 2019, o FL Electric, caminhão movido exclusivamente a baterias


POR MÁRCIO MAIO
AUTO PRESS
 
Todas as fabricantes que atuam no mercado de caminhões já se preparam para um futuro mais sustentável. E embora a maior aposta, pelo menos a curto e médio prazo, seja em conjuntos híbridos no trem de força, algumas marcas investem em modelos com zero emissões para uma era mais “verde”. Para a Volvo, esse tempo chegará rápido. No ano que vem, mais precisamente, quando a sueca começará a vender o seu primeiro caminhão 100% elétrico. Trata-se de uma variante do semipesado FL, mas alimentado apenas por baterias. E que a Volvo cogita, inclusive, comercializar por aqui também em 2019. 
style="border:
 
O modelo foi planejado, principalmente, para a distribuição de mercadorias em distâncias curtas ou a utilização em serviços como a coleta de resíduos. Isso porque a autonomia com uma única recarga completa nas baterias chega a 300 quilômetros. Na verdade, o FL Electric atenderá demandas de carga de até 16 toneladas de peso bruto total combinado. Para tanto, ele armazena energia em conjunto de duas a seis baterias de íons de lítio. Para serem completamente recarregadas, é preciso esperar cerca de 10 horas em ciclo normal ou, no caso de uma carga rápida, entre uma e duas horas. 
 
O FL Electric se move com um motor elétrico capaz de entregar 176 cv de potência. O torque máximo é de 43,3 kgfm e constante. E o trem de força recebe uma transmissão de apenas duas velocidades. A ideia do modelo, no entanto, não partiu da Volvo. Ocorreu um pedido especial de um cliente, que fez com que a marca aproveitasse sua vasta experiência em veículos elétricos da Volvo Buses. Afinal, foram mais de 4 mil ônibus com zero emissões comercializados nos últimos oito anos. 
 
Para estimular as vendas do modelo, a Volvo aposta na legislação cada vez mais rígida em relação às questões ambientais. E várias cidades da Europa estão restringindo a utilização de veículos que poluem mais. Além disso, há um outro ponto muito importante que favorece a utilização de caminhões elétricos em serviços públicos e até entregas de mercadorias: a ausência de barulho. Como o motor movido apenas com baterias é extremamente silencioso, possibilita o trabalho de transportadoras em horários noturnos – e consequentemente sem engarrafamentos – e também, por exemplo, a coleta de lixo ou outros serviços essenciais em qualquer faixa de horário.
 
O FL Electric foi apresentado oficialmente em abril deste ano. E mesmo antes de ser lançado, já será visto por algumas pessoas na Europa. Isso porque a Volvo disponibilizará duas unidades dele para atuação em Gotemburgo, na própria Suécia. E a marca quer mesmo mostrar a versatilidade do modelo. Tanto que um dos exemplares servirá para uma empresa de coleta de lixo e reciclagem testá-lo. Já o outro ficará com uma transportadora. Desta forma, a Volvo poderá ter resultados interessantes para apresentar a futuros compradores nas duas principais áreas de atuação planejadas para o FL Electric.


Fonte: UOL Carros / Motor Dream

Esta notícia foi marcada em Inovação


Veja também as últimas notícias

Compartilhe

Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen - Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados
Av. José Maria Whitaker n° 603 - Mirandópolis - São Paulo - SP - CEP: 04057.900 - Fone: (11) - 5078.5400