Assim como Punto, Alfa Romeo MiTo sai de linha na Itália

Assim como Punto, Alfa Romeo MiTo sai de linha na Itália

O mês de julho foi triste para a planta da Fiat em Mirafiori, Itália. A montadora local simplesmente desligou as linhas de montagem do Punto, o compacto que surgiu nos anos 90 como sucessor do Uno e que durou também um bom tempo no Brasil. Junto com ele, saiu de linha também o Alfa Romeo MiTo, um cupê pequeno e expressivo que não vimos em nossas ruas, infelizmente.

Feito desde 2008 e tendo surgido sob o codinome Projeto 955, o Alfa MiTo foi o menor carro da marca italiana, sendo feito sobre a plataforma Gamma de desenvolvido em conjunto com a General Motors, onde também deu origem ao Opel Corsa e cujos resquícios acabaram sendo evoluídos no Brasil com partes nacionais gerando a atual base dos Fiat Argo e Cronos.

Assim como Punto, Alfa Romeo MiTo sai de linha na Itália

Com um nome que unia as iniciais de Milano e Torino, duas das mais famosas cidades do norte da Itália, o Alfa MiTo teve de tudo, desde o singelo motor 1.2 8V de apenas 69 cavalos até o 1.4 MultiAir Turbo de 170 cavalos na versão Quadrifoglio Verde, que foi o suprassumo do pequeno cupê de 4,06 m de comprimento e 2,51 m de entre-eixos. Esta opção tinha um câmbio de dupla embreagem TCT com seis marchas.

O MiTo ousou utilizar também o TwinAir 0.9 de apenas dois cilindros, algo que seria insano aos olhos dos brasileiros se ele tivesse sido oferecido no Brasil dessa forma, tanto que a Fiat passou distante do pequeno bloco em terras nacionais, o que já seria um exagero (para nosso mercado) mesmo que fosse no Mobi, por exemplo.

Assim como Punto, Alfa Romeo MiTo sai de linha na Itália

Este TwinAir do MiTo tinha 85 cavalos ou 105 na versão Turbo. Mas, fora isso, o cupê da Alfa Romeo teve outras mecânicas, incluindo o diesel 1.6 JDM de 120 cavalos. Bem estiloso, ganhou diversas séries especiais e representou bem aquilo que a marca significa no mundo automotivo, sendo um belo exemplo de design, que conquistou nossos vizinhos argentinos.

Tendo vendido mais de 62 mil unidades em 2009, o MiTo passou pouco de 11 mil em 2017. Agora, somente o estoque garantirá aos consumidores a oferta do modelo, que se despede sem um sucessor, assim como o Punto. Comenta-se que um crossover pode assumir seu lugar e nome mais adiante, assim como também se comenta que o Giulietta se funda com ele em um novo carro.

De qualquer forma, o Alfa Romeo MiTo cumpriu sua missão de ser a porta de entrada da marca italiana e agora vai para as páginas da história junto com seu irmão Fiat Punto. Caberá agora ao Opel Corsa encerrar a plataforma dessa família em 2020, quando usará a base modular CMP da PSA. Aqui, Argo e Cronos carregarão um pouco dele, assim como por ora o Grand Siena.

 

© Noticias Automotivas. A notícia Assim como Punto, Alfa Romeo MiTo sai de linha na Itália é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.