Porsche, Nvidia e Epic Games criam Porsche 911 Speedster Concept

Porsche 911 Speed of Light (Foto: divulgação)

 

A Porsche fez uma parceria com a Epic Games, fabricante de games, e a Nvidia, produtora de hardware de processamento gráfico, para demonstrar o novo software de rastreamento de raios em tempo real, que está sendo considerado um dos maiores avanços no que diz respeito à renderização de projetos de computadores dos últimos tempos. O sistema, inclusive, já está sendo usado para ajudar a desenvolver a próxima geração do Porsche 911.

Esta semana, durante um evento de tecnologia em Vancouver, no Canadá, as empresas exibiram o projeto “Speed of Light” uma apresentação de vídeo que revela o conceito Porsche 911 Speedster renderizado e que foi projetado inteiramente com um software de rastreamento de raios em tempo real.

“O rastreamento de raios basicamente imita de uma forma mais realística a forma como os raios de luz se comportam”, explicou o executivo da Epic Games HMI, Francois Antoine. “”O Porsche 911 Speedster Concept é o primeiro carro a ser renderizado com rastreamento de raio interativo em tempo real. Em conjunto com a Nvidia, estamos acelerando a adoção do rastreamento de raios em tempo real também em outros setores”.

Já o gerente de design virtual da Porsche, Christian Braun disse: “Os resultados obtidos são a prova de que a tecnologia em tempo real está revolucionando a maneira como projetamos e comercializamos nossos veículos”, afirmou o executivo.

Segundo a Nvidia, a plataforma experimental de rastreamento de raios em tempo real será incorporada em uma versão futura do Unreal Engine 4 (motor que será usado pela primeira vez em jogos de primeira pessoa e, depois, em uma grande variedade de gêneros de games) e que deverá beneficiar toda uma comunidade de desenvolvedores.