Como será o novo crossover cupê que a Renault lançará no Brasil em 2020

Novo crossover cupê da Renault não compartilhará o nome com o Captur (Foto: João Kleber Amaral/Autoesporte)

 

A Renault deseja deixar claro aos consumidores que o seu novo modelo é completamente diferente do que ela tem feito. Se você chamá-lo de SUV, provavelmente será corrigido por alguma fonte, que afirmará que o carro é um crossover. Ele quer ser mais arrojado. Da mesma maneira, associações com o novo Captur são evitadas, mesmo que eles sejam construídos sobre a mesma base. Não tem jeito, o veículo que será produzido no Brasil a partir de 2020 quer ser diferente.

 

Você não precisará esperar até lá. Como a apresentação do primeiro protótipo no Salão de Moscou será no dia 29 de agosto, o designer João Kleber Amaral tomou como base os flagras feitos na Europa para darmos uma prévia de como será o modelo de produção.

A demora no lançamento por aqui não quer dizer que a Renault brasileira vai tirar um ano sabático em 2019. A marca lançará no ano que vem o Sandero e Logan reestilizados, além da nova geração do Duster, já testada por Autoesporte. Todos são construídos sobre a mesma plataforma B0, que deixará de ser utilizada nos novos projetos pequenos da Renault, incluindo a nova geração do hatch e sedã compactos, prevista também para 2020.

Estilo do novo crossover adota a linguagem de estilo da Renault europeia (Foto: João Kleber Amaral/Autoesporte)

 

Para começar, o carro será o primeiro crossover cupê do fabricante. A moda não será inaugurada por eles, na verdade, o segmento já é explorado por modelos premium. Lançado há dez anos atrás, o BMW X6 foi um dos primeiros representantes da tendência, seguida pela rival Mercedes-Benz e também por marcas generalistas como a Mitsubishi, que lançará o Eclipse Cross no Brasil nos próximos meses.

Vamos ao que interessa de verdade neste nicho: o estilo. A frente tem grupo óptico parecido com a atual linha de estilo da Renault europeia, com luzes de posição que descem pelo para-choque. O capô alongado combina com a silhueta de cupê, com traseira curta e empinada. As lanternas também são bem horizontais e possuem iluminação de leds com efeito tridimensional.

Renault divulga o primeiro teaser do seu novo modelo (Foto: Divulgação)

 

O resultado final lembra um pouco o Mercedes-Benz GLC Coupé, mas por uma fração do preço. O objetivo não é concorrer com SUVs médios tradicionais, mas inaugurar um caminho novo no mercado, algo que deu certo para outros Renault.

Quanto ao que está por baixo da carroceria, a grande inovação será a aplicação da plataforma modular CMF-B, maior do que a CMF-A usada no Kwid. A motorização deve seguir o aplicado na próxima geração do Clio, que também tem a mesma base. Os motores a gasolina serão da nova linha TCe de propulsores de três cilindros com turbo e injeção direta, com opções 0.9 e 1.2, a segunda com maior chances de aplicação no Brasil.