Segredo: como será o novo Hyundai HB20

Projeção mostra que o HB20 será uma evolução de estilo do modelo de primeira geração (Foto: João Kleber Amaral/Autoesporte)

 

O novo Hyundai HB20 começou a ser testado na Coréia do Sul, conforme comprovam flagras feitos no país oriental publicados por um leitor do fórum virtual Cafe Naver Palisades. A segunda geração do modelo compacto seguirá em grande parte o estilo do original. Há alguns pontos que parecem bem semelhantes no carro, exemplo da ligação entre capô e para-brisa.

 

Tais semelhanças poderiam indicar que se trata de uma reestilização muito profunda, daquelas em que parte da arquitetura é mantida, e não uma geração inteiramente nova. Poderia ser mais ou menos o que a Renault fez com o Sandero. Claro que ainda são as primeiras imagens e mais informações virão.

Flagra feito na Coréia do Sul deixa ver pouco da carroceria, mas o suficiente para uma projeção (Foto: CafeNaverPalisades/Reprodução)

 

Após alguns dias de trabalho, a cobertura pesada foi despida pelo designer João Kleber Amaral. Os faróis ainda estão com as pontas cobertas, mas parecem seguir parte do estilo do modelo atual. Os vincos mudam um pouco, tal como a linha de cintura das portas. A traseira continua a apostar em lanternas espichadas, porém, em posição mais baixa do que as atuais.

Segundo Autoesporte havia apurado, o novo HB20 continuará a apostar no estilo como principal arma e o porte não cresceria demais em relação ao visto atualmente. Parece que a apuração atual estava certa. Mas o entre-eixos de 2,50 metros seria um pouco espichado em nome da ampliação do espaço interno. É o caminho natural, uma vez que os rivais ficaram maiores no quesito.

Modelo terá uma extensão no entre-eixos, mas o comprimento não mudará muito (Foto: CafeNaverPalisades/Reprodução)

 

Ainda não há data oficial para o lançamento do novo HB20 no Brasil, no entanto, a chegada deve ser até o segundo semestre de 2019. O cronograma de lançamento bate com o que sabiamos. Em entrevista, o chefe de estilo do grupo Hyundai, o designer Peter Schreyer, já havia avisado que o desenho do novo HB20 seria fechado ainda em 2018. E que um grupo de brasileiros já havia ido até o centro de desenvolvimento do grupo Hyundai-Kia em Namyang para aprovar o projeto. Parece que tudo deu certo.

Por sua vez, o vice-presidente executivo da divisão de vendas Internacionais, Byung Kwon Rhim, havia falado que o hatch e o sedã HB20S estão sendo desenvolvidos ao mesmo tempo desta vez. “Quando fizemos o HB20, pensamos antes no hatch para depois adaptar o projeto e transforma-lo em um sedã. Isso mudou no novo carro e estamos desenvolvendo ambos ao mesmo tempo”. Porém, somente o hatch foi fotografado. Por enquanto.

Lanternas serão horizontais como no modelo atual, mas parecem estar em posição mais baixa (Foto: CafeNaverPalisades/Reprodução)

 

Quanto aos dados mecânicos, deve ser a hora da Hyundai apostar em um 1.0 turbo com injeção direta no lugar da eletrônica utilizada pelo modelo atual. O 1.6 aspirado pode ser substituído pelo tricilíndrico mais forte, embora isso não esteja confirmado. Os câmbios manual e automático de seis marchas devem permanecer como estão. Como o HB20 não crescerá tanto, o 1.0 aspirado também pode ser mantido.