A primeira quinzena de agosto continua com o Onix na ponta e sem rivais. Com quase o dobro das vendas do HB20, o Chevrolet dá de ombros para o restante do mercado. Enquanto isso, o Ka segue em terceiro, mas já vê no retrovisor o Polo. Segundo um revendedor Ford, a linha 2019 ainda não chegou aos clientes, então esse pode ser o motivo do desempenho ruim na quinzena.
Por muito pouco, o Polo ficou à frente do Gol, mas ambos andam juntos no mercado há algum tempo. A dobradinha da VW é acompanhada por outra nessa quinzena, a da Fiat com Argo e Mobi. Como sempre, o Corolla permanece bem posicionado e por duas unidades foi o sedã mais vendido no país durante a primeira metade de agosto, visto que o Prisma ficou colado atrás.
Já o Creta botou mais de uma centena de exemplares à frente do Compass, atual líder dos utilitários esportivos, prometendo quem sabe uma briga mais adiante. O HR-V voltou a vender bem e encostar nos dois rivais mencionados acima. No caso do Yaris, o novo hatch da Toyota despachou o Etios do Top 20 e agora tenta subir no grupo.
Renegade não encostou nos líderes por causa do Yaris, mas viu o Kwid no retrovisor e com ele o Kicks. Quem caiu de posicionamento foi o Virtus, que geralmente fica bem perto do Top 10, mas agora está em 17º lugar, pouco à frente do Fox, que continua emplacando bem após as mudanças no portfólio e preços.
O Sandero ficou mais distante e com ele o Cronos, que ainda não acelerou em busca de seu rival, o Virtus. Porém, está na frente do Yaris Sedan, que não entrou no grupo dos 20 mais vendidos.
Nos comerciais leves, a Toro botou 80 unidades à frente da Strada, mas essa briga em casa é benéfica para a FCA. A Saveiro continua na terceira posição, mas a Hilux ficou perto, sendo que esta picape média – a mais vendida no mercado – botou enorme diferença para a principal rival, a S10.
Sem poder de alcançar a Chevrolet, a Ranger se mantém isolada na sexta posição, enquanto a Amarok também não esboça reação diante da picape da Ford. Dez unidades atrás da VW, aparece a Montana. Mais distantes, Fiorino e L200 fecha o top 10 dos comerciais. A Oroch quase foi ultrapassada pela Master e a Frontier continua longe das demais. A chamada “Express” provavelmente é a van Expert da Peugeot, num erro da Fenabrave.
Confira abaixo os 20 automóveis e 20 comerciais leves mais vendidos da primeira quinzena de agosto de 2018:
Automóveis
- Onix – 8.692 unidades
- HB20 – 4.656
- Ka – 3.552
- Polo – 2.978
- Gol – 2.898
- Argo – 2.737
- Mobi – 2.633
- Corolla – 2.509
- Prisma – 2.507
- Creta – 2.431
- Compass – 2.257
- HR-V – 2.039
- Yaris – 1.990
- Renegade – 1.982
- Kwid – 1.970
- Kicks – 1.958
- Virtus – 1.924
- Fox – 1.821
- Sandero – 1.445
- Cronos – 1.356
Comerciais Leves
- Toro – 2.789 unidades
- Strada – 2.709
- Saveiro – 1.984
- Hilux – 1.609
- S10 – 1.139
- Ranger – 924
- Amarok – 716
- Montana – 706
- Fiorino – 596
- L200 – 415
- Oroch – 352
- Master – 313
- HR – 176
- Frontier – 151
- Express – 130
- K2500 – 126
- Ducato – 112
- Daily 3514 – 78
- Sprinter 313 – 53
- Kangoo – 49
[Fonte: Fenabrave]
© Noticias Automotivas. A notícia Polo em quarto e Creta liderando SUVs na primeira quinzena de agosto é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.