Nissan Kicks sem ESP quase capota em teste no México (vídeo)

Nissan Kicks sem ESP quase capota em teste no México (vídeo)

Antes de mais nada, é preciso saber que o Nissan Kicks é vendido no mercado brasileiro – exceto na versão S manual (R$ 72.990) – com controle eletrônico de estabilidade. Quando era importado do México, o utilitário esportivo já vinha com o dispositivo de fábrica para nosso mercado nas duas versões oferecidas.

Bom, mas por que essa consideração logo de início? Apenas para que o leitor inicie a leitura com essa informação em mente e para que saiba que, tanto aqui quanto em outros mercados, muitos itens de segurança – especialmente freios ABS e airbags – não são oferecidos nos carros, seja por não imposição de lei – como no caso brasileiro referente aos dois itens citados por último – seja por conveniência da marca.

No caso do México, assim como no Brasil, o controle de estabilidade, que é popularmente conhecido como ESP, não é um item obrigatório. Tanto que aqui alguns modelos não apresentam essa tecnologia nem como opcional, sendo um item que ajuda a evitar que o veículo perca a trajetória em curvas ou desvios rápidos, como num teste feito no país latino através do site Autologia.

Nissan Kicks sem ESP quase capota em teste no México (vídeo)

Naquele país, o Nissan Kicks é oferecido na versão Fan Edition, Especial Dark Light, Midnight Edition, Sense, Advance, Exclusive e Bitono, mas somente nestas duas últimas e mais caras, o chamado controle dinâmico de estabilidade é apresentado como um item de série e, segundo a filial local, o dispositivo é oferecido como opcional em outras duas opções, conforme nota enviada ao site, que segue abaixo:

Nissan Kicks, um dos principais crossovers e SUVs no mercado mexicano integra hoje entre outros sistemas de segurança: Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Assistente de Rampa e o Módulo de Controle Dinâmico para a versão Exclusive. Essas tecnologias estão disponíveis como opcionais nas outras versões, ou seja, Sense e Advance. Em breve a Nissan integrará essas tecnologias como padrão em toda a nossa gama para o nosso país “.

Então, mas o que aconteceu? O site realiza um teste de desvio de obstáculo, que na Europa é conhecido como “teste do Alce”, que sempre chama atenção pelas situações de quase capotamento que se apresentam em ocasiões que, felizmente, não são frequentes. Segundo o Autologia, sua avaliação é instrumentada e certificada e os carros são sempre submetidos aos testes em velocidades padronizadas.

Era para ser um comparativo com os modelos Honda HR-V e Chevrolet Trax (Tracker por aqui), mas algo deu errado. Num teste a 65 km/h com a versão Fan Edition, que não dispõe do ESP, o crossover gira no próprio eixo após desviar da baliza e perigosamente inclina de forma agressiva até ficar sobre duas rodas.

De acordo com os mexicanos, graças aos pneus bem calibrados com especificação de fábrica, o peso colocado sobre eles não os fez dobrar, o que garantiu ao condutor o restabelecimento do controle e a volta do veículo à sua posição normal. Após o susto, o site decidiu testar outra versão na mesma velocidade, sendo nesse caso a Exclusive, que já vem de série com o controle de estabilidade.

Para eliminar um possível erro humano, o Autologia colocou um piloto profissional ao volante e acrescentou capacete e uma equipe médica, caso algo errado viesse a ocorrer. Então, o Kicks Exclusive percorreu a trajetória na mesma velocidade e sem problemas, mas um pouco acima da velocidade em que ocorreu o quase tombamento (69 km/h), ele deu uma escapada rápida, mas corrigível, porém, sem cumprir a trajetória.

A conclusão da publicação mexicana é que a suspensão muito macia do crossover e sua estrutura semi-rígida, afetam diretamente sua estabilidade em desvios rápidos de direção, como no caso do teste. Conforme já lido, a Nissan México promete adicionar o dispositivo em todas as versões mais adiante, mas preocupa isso não ter sido feito antes. E aqui? Segue abaixo o vídeo com o teste do Kicks mexicano:

Agradecimentos ao João.

© Noticias Automotivas. A notícia Nissan Kicks sem ESP quase capota em teste no México (vídeo) é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.