Alonso anuncia saída da Fórmula 1 ao fim de 2018

Fernando Alonso (Foto: Ivan Carneiro)

 

A McLaren Racing confirmou nesta quarta (15) que o bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso, não irá disputar a temporada de 2019. O piloto de 37 anos, que está em sua 17ª temporada, a quinta pela equipe McLaren, já acumulou 32 vitórias, 22 pole position e 97 pódios.

Em seu lugar, a McLaren deve anunciar Carlos Sainz, atual piloto do time Renault. Sainz ficou sem vaga para 2019, depois que Daniel Ricciardo foi apresentado para a equipe francesa, para disputar a próxima temporada.

Conhecido também pelos apelidos de “El Nano” e “Príncipe das Astúrias”, o corredor tem em seu currículo a histórica marca de ter se tornado o mais jovem campeão mundial da história da F1, com apenas 24 anos – derrubando o antigo recorde do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi. “Fernando não é apenas um excelente embaixador da McLaren, mas também da Fórmula 1. Seus 17 anos no esporte, como provavelmente o melhor piloto de sua geração e, sem dúvida, um grande F1, adicionaram muito à rica história da Fórmula 1”, comentou o diretor executivo da McLaren Racing, Zak Brown.

Após as declarações de Brown, Alonso disse que depois de 17 maravilhosos anos no esporte, era hora de mudar e seguir em frente. “Eu aproveitei cada minuto dessas temporadas incríveis e não posso agradecer à altura para as pessoas que contribuíram para torná-las tão especiais. Ainda há vários Grandes Prêmios para esta temporada, e vou participar deles com mais comprometimento e paixão do que nunca”, disse o piloto.

Fernando Alonso da McLaren no GP da China (Foto: FREDERIC LE FLOC H / DPPI MEDIA / DPPI)

 

Em seu discurso, Alonso disse ainda que vai ver o que o futuro lhe reserva e que novos desafios são emocionantes. E, embora a nota oficial da McLaren não confirme, é quase certo que o espanhol irá disputar outra categoria do automobilismo, a Fórmula Indy.  É possível que já na temporada de 2019 e a bordo de um carro da equipe McLaren.

Alonso não esconde o sonho de conquistar a “Tríplice Coroa”, título simbólico dado ao piloto que vence as três mais prestigiadas provas do automobismo mundial: o Grande Prêmio de Mônaco de F-1, as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans. Alonso venceu em Mônaco em 2006 e 2007 e, em Le Mans, levantou a taça este ano, correndo pela Toyota. Falta, apenas, Indianápolis no currículo.

O inglês Graham Hill é o único piloto a atingir o feito até o momento. Além de bicampeão da Fórmula 1 (1962 e 68) venceu em Mônaco cinco vezes (63, 64, 65, 68 e 69), venceu no oval de Indianápolis em 66 e conquistou as 24 Horas de Le Mans em 72. Os pilotos que mais se aproximaram do feito recentemente foram Jacques Villeneuve e Juan Pablo Montoya – que ganharam em Mônaco e Indianápolis, mas falharam em Le Mans.

Em suas palavras finais, o Alonso fez o tradicional agradecimento aos ex-times, companheiros de equipe, competidores, colegas, parceiros, jornalistas e todos com quem trabalhou durante a sua carreira na F1. “E, especialmente, aos meus fãs em todo o mundo. Tenho certeza de que nossos caminhos se cruzarão novamente no futuro”, disse Alonso, talvez já antecipando o que está por vir nas pistas ovais e dos circuitos de rua norte-americanos.