Fiat corta diesel de Panda e 500 na Europa

Fiat corta diesel de Panda e 500 na Europa

O fim do motor diesel Multijet 1.3 – tão amplamente usado também por Suzuki e Tata Motors – deve estar próximo. De acordo com o site Automotive News Europe, fontes internas revelaram que a montadora italiana já teria encerrado a produção dos modelos Panda e 500 com esse tipo de combustível.

Segundo o que foi apurado, a dupla da Fiat deverá durar no mercado apenas até os estoques acabarem, não sendo renovados. Um dos motivos é a baixa demanda pelo Multijet na gama de Panda e 500, que tiveram apenas 15% e 4% das vendas em agosto com essa opção, respectivamente.

Mas, o fator principal seria mesmo o WLTP, nova metodologia de homologação de veículos na Europa, que pressionaria as versões diesel do Fiat 500 e do Panda, de forma desfavorável. A mudança deverá ser radical para a Fiat, já que  dupla responde por 47% das vendas da marca na Europa, sendo que a Itália responde por 70% das vendas do Panda.

Fiat corta diesel de Panda e 500 na Europa

Diante disso, mudanças deverão ocorrer mais adiante com as novas gerações de 500 e Panda. O primeiro terá uma nova versão elétrica em 2020, enquanto o segundo pode ganhar um sistema híbrido leve para conter a poluição da gasolina. O Panda, entretanto, continua sendo o foco das atenções da Fiat na Europa.

Com o WLTP, o fim do diesel em automóveis está sendo ampliado com rapidez, dado que os carros atuais não conseguem mais cumprir as metas de emissão da Europa e como este teste simula a vida real, não dá para dar um “desconto” nas emissões veiculares. A Fiat deve apostar em eletrificação e hibridização para manter uma linha de compactos coerente.

O recente anúncio do Jeep Renegade Hybrid Plug-In pode ser uma alternativa secundária para o Panda, por exemplo, por causa do preço, visto que um sistema de 48 volts é mais em conta e por isso pode ser implantado antes.

[Fonte: Automotive News Europe]

© Noticias Automotivas. A notícia Fiat corta diesel de Panda e 500 na Europa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.