Quem inventou o carro?

    Quem inventou o carro?

    Desde tempos imemoriais, o ser humano busca locomover-se sobre a terra, seja para transporta-se, seja para carregar algo de um ponto a outro. Do primeiro “carro” rústico puxado por animais, passando pelas mortais bigas de guerra até as luxuosas e elegantes carruagens, o homem sempre conseguiu andar sem suas próprias pernas.

    Mas, isso tudo sempre com ajuda de animais ou do próprio homem, como o riquixá asiático. Porém, tudo mudou quando um estranho veículo movia-se por conta própria, ou melhor, através de um mecanismo que o fazia andar independentemente de animais ou homens para sua propulsão. Assim nasceu o automóvel, nosso popular carro.

    Então, quem inventou o carro? A resposta para essa pergunta é complexa, pois ao invés de uma pessoa, existiram algumas personalidades que em seus trabalhos unidos ou em separado, conseguiram colocar nas ruas o veículo que todos nós amamos. Porém, há sim, o registro da patente do que é considerado o primeiro carro.

    Antes da famosa patente de Mannheim, os primórdios do carro começam mais exatamente em 1678 com o padre Ferdinand Verbiest, que teria desenvolvido um veículo terrestre movido a vapor para o imperador da China.

    Quem inventou o carro?

    Era bem primitivo, sendo feito em madeira, mas com um tacho de ferro, onde o fogo aquecia uma esfera de mesmo material com água, que ao ferver, fazia o vapor sair por um funil e assim mover uma roda, que através de um diferencial, movia duas das quatro rodas.

    Quase cem anos depois, o igualmente francês Nicolas-Joseph Cugnot, desenvolveu uma carruagem a vapor.

    Esta, cuja réplica existe hoje e é operacional, tinha pendurado na frente uma caldeira com mecanismo para movimentar a única roda dianteira. As outras duas ficavam mais atrás e ajudavam na estabilidade do veículo. Podia mover a 4 km/h e carregar 4 toneladas.

    Então, houve um limbo enorme após 1771.

    Quem inventou o carro?

    Motor de combustão interna

    Por mais de 100 anos, o carro teve seu desenvolvimento estagnado. Com o século 19, o uso do vapor como forma de propulsão já não era assim tão viável para veículos terrestres, exceto as locomotivas. Foi por causa delas que os projetos de carro atrasaram por meio século no Reino Unido, onde uma lei real dizia que um homem deveria ir à frente do veículo avisando de sua passagem.

    Este tinha de portar uma bandeira vermelha, sendo essa uma exigência imposta pelo governo mediante pressão da indústria ferroviária, que temia concorrência. A tal lei só perdeu a validade quando os carros já circulavam pelo mundo, inclusive pelo Brasil, em 1896. Como em muitos lugares fora do Reino Unido não havia proibição, os engenheiros e mecânicos não correram atrás do carro.

    Eles preferiram desenvolver um tipo de engenho para substituir o vapor, que era a maneira como as locomotivas e navios de época começaram a adotar. Siegfried Markus, em Viena, Áustria, desenvolveu o motor de quatro tempos em 1874. Um ano depois, a França recebia o registro do nome “automóvel” para identificar veículos de autopropulsão.

    Quem inventou o carro?

    Carl Benz, o inventor do carro

    Nikolaus August Otto, um conde alemão, patenteou um novo motor de 4 tempos movido por gasolina, álcool ou gás. A partir daí, o desenvolvimento de motores a combustão interna se acentuou na Alemanha. Nos anos seguintes, Karl Friedrich Michael Vaillant (nome de nascimento) já se chamava Karl Benz e iniciou um trabalho de metal-mecânica em Mannheim, junto com August Ritter.

    Inicialmente Benz e Ritter tiveram muita dificuldade no negócio e o sócio do famoso engenheiro alemão não era confiável o bastante para que a empresa seguisse em frente. Então, a ainda noiva e futura Bertha Benz, usou o dinheiro que recebeu de dote para o casamento e comprou a outra parte, tirando o sócio de lado e assumindo uma sociedade com o Karl, que renderia bons frutos no futuro.

    Quem inventou o carro?

    A partir de 1878, Karl Benz começou a desenvolver motores de combustão interna, assim como se fazia na época em algumas partes da Europa Central. O engenheiro parecia correr contra o tempo pois um projeto de motor de dois tempos movido a gasolina só ficou pronto no último dia de 1878, sendo patenteado logo no começo do ano seguinte.

    Em realidade, não era segredo para ninguém que os desenvolvimentos e patentes de motores de combustão interna estavam avançando muito rápido e quem patenteasse mais projetos, poderia garantir um futuro promissor com os direitos de propriedade.

    Mas, o gênio de Benz se mostrou superior à média e logo ele estava patenteando diversas tecnologias ainda hoje utilizadas.

    Na lista de patentes de Karl Benz, temos carburador, vela de ignição, ignição por centelha energizada por bateria, controle de cruzeiro, radiador de água, transmissão com marchas e embreagem.

    Ou seja, em poucos anos, o alemão já tinha praticamente registrado quase tudo o que compõe um motor moderno. Mas, ainda faltava o essencial, o carro.

    Quem inventou o carro?

    Das Motorwagen

    Mas, apesar de todo o desenvolvimento, patente e projetos, Karl e Bertha Benz estavam bem endividados.

    Como seus processos industriais eram de alto custo, logo os bancos de Mannheim começaram a restringir o crédito e ele acabou tendo que se associar com um comerciante de queijos e um fotógrafo para obter crédito na praça.

    Porém, a nova empresa Gasmotoren Fabrik Mannheim tinha Benz apenas com 5% das ações e o cargo de diretor. Saiu um ano depois da associação, em 1883.

    Na contagem do relógio, o engenheiro estava bem próximo de entrar para a história, mas o que chama atenção é que isso só deu por causa das bicicletas…

    Em 1883, Karl Benz formou uma nova empresa, a Benz & Companie Rheinische Gasmotoren-Fabrik, que se dedicava à produção e manutenção de bicicletas. Ali, o engenheiro começou a motorizar bicicletas e então as carruagens “sem cavalos”.

    Então, a partir de um triciclo, ele desenvolveu um veículo com rodas de arame, motor de 4 tempos  a ar e um bobina na distribuição.

    Quem inventou o carro?

    Por ter sido um invento na qual foi projetado desde o início para ser um automóvel e não uma mera adaptação, Karl Benz entrou para a história ao registrar em Mannheim o documento “Benz Patent Motorwagen”, criando assim o primeiro veículo a ser considerado como um carro autopropulsado.

    Foi registrado no serviço alemão de propriedade industrial em 29 de janeiro de 1886 sob o código DRP-37435.

    Financiado por Bertha Benz, que depois fez a famosa e histórica viagem “secreta” com dois de seus filhos, o Motorwagen de Karl Benz de tornou a primeira de várias patentes que a Alemanha registrou até 1893, num total de 25.

    Mas a primazia cabe ao engenheiro, que mais tarde formaria com Gottlieb Daimler um conglomerado automotivo e industrial que chegou a ser a maior empresa da Alemanha.

    © Noticias Automotivas. A notícia Quem inventou o carro? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.