VW ‘Kombi’ elétrica ganha conceito de versão de carga

A Volkswagen aproveitou o Salão de Hannover, para veículos comerciais e pesados, na Alemanha, para mostrar o ID Buzz Cargo, versão de carga da “Kombi” elétrica. Enquanto a versão de passageiros chega às ruas em 2020, a de carga virá em 2021.

Na versão comercial, a Volkswagen diz que o modelo tem capacidade de carga de 800 kg e será “carregada” de sistema de internet das coisas (IoT) que ajudará a encontrar facilmente os itens carregados quando precisarem ser entregues.

As portas da van se abrem eletricamente e o balanço traseiro é maior que na versão de passageiro. Isso para que seja possível levar mais carga. O ID Buzz Cargo usa a plataforma modular para elétricos MEB.

Segundo a Volkswagen, o ID Buzz Cargo tem ainda modo de direção autônoma, o qual permitite ao motorista lidar a agenda de pedidos e entregas sem deixar de “guiar”. Como em muitos veículos de carga, o banco do passageiro deita para virar uma mesinha.

Se confirmado o design, o veículo de carga não terá espelhos retrovisores, mas sim câmeras, como o Audi e-tron que inagurou o sistema. Por dentro, sem painel ou central multimídia, apenas uma tela pequena no centro do volante. Todo o resto é projetado no para-brisa por meio de head-up display. Há ainda um tablet para entretenimento e controle de funções como ar-condicionado.

Autonomia do ID Buzz Cargo

Com um pacote de baterias de 111 kWh, o ID Buzz Cargo tem uma autonomia de 548 km no ciclo WLTP. Esse é o ciclo mais próximo do uso real do veículo. Há ainda uma bateria de 48 kWh usada para vans de entrega. Ela pode ter até 80% da carga em apenas 15 minutos. Isso facilita o trabalho de trajetos curtos.

Além disso, o projeto traz a proposta de um painel solar no teto o que permite aumentar a autonomia da van em 15 km por dia. Segundo a VW, finalmente você tem um motivo para estacionar no sol.