Volkswagen Passat enfrenta Toyota Camry: saiba qual é o melhor sedã executivo

O novo Volkswagen Passat, que recebeu mais equipamentos de série e teve seu preço reduzido no Brasil, enfrentou o Toyota Camry num comparativo promovido pela revista Quatro Rodas. O Volkswagen já larga com vantagem no preco de compra – R$ 35.370,00 menor – e também nos valores de revisões e preços das peças significativamente mais em conta.

O Passat também traz vários equipamentos que não são encontrados no Camry, como a nova central multimídia de 8 polegadas comandada por gestos, o quadro de instrumentos completamente digital e configurável com tela de 12,3 polegadas, bem como os faróis de LED com facho alto que acende conforme a necessidade e o Auto Hold: um toque neste botão dispensa a necessidade de manter o pé no freio em sinais de trânsito, por exemplo. O sedã da Toyota não dispõe de teto solar nem como opcional, e fica devendo porta-luvas climatizado, abertura e fechamento motorizados do porta-malas, controle eletrônico de amortecimento, espelhamento de conteúdo de celulares e alarme volumétrico, presentes no Passat.

Apesar do Camry ter um motor V6, na prática o teste da Quatro Rodas mostrou que o desempenho do Toyota é ligeiramente inferior ao do Passat. O que é bem diferente entre os dois é o consumo de combustível na cidade, que é até 20,2% melhor no modelo da Volkswagen, graças ao start-stop, ausente no rival. Além disso, o Passat provou ser mais seguro, freando completamente em espaços menores que o Camry nas provas de 60, 80 e 120 km/h a 0. E mais: só o Passat traz controlador de velocidade que monitora a distância do veículo à frente, indica uma pausa para o motorista caso detecte fadiga e freia automaticamente em caso de possível colisão.

A revista concluiu que “o novo Camry ficou ousado como nenhum outro Toyota (…) Mas o Passat anda junto, é mais prazeroso de guiar, tem muito mais equipamentos e custa bem menos”.

O post Volkswagen Passat enfrenta Toyota Camry: saiba qual é o melhor sedã executivo apareceu primeiro em Notícias sobre carros :: CarsNews.