Brasil terá primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo

Brasil terá primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo

 

Fonte / Notícias Automotivas

A bateria de lítio é um dispositivo de armazenamento de energia na qual se apoiarão diversas indústrias nos próximos anos, em especial o automotivo. No entanto, ela tem potencial enorme para outras áreas também.

No Brasil, o carro elétrico ainda é um produto que está rodando seus primeiros metros por aqui, diferente de outros mercados, onde a participação de automóveis sem emissão de CO2 aumentou bastante nos últimos anos.

Mesmo se apoiando no álcool, o Brasil sabe que é preciso ter essa tecnologia por aqui. Assim, o país ganhará um impulso importante com a primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo, de acordo com o jornal Estado de Minas.

Diferente da célula de lítio-fosfato de ferro, que a BYD pretende produzir no Brasil, por exemplo, a lítio-enxofre é uma tecnologia mais recente e com potencial superior.

É o tipo de bateria que a Tesla e outras marcas, estão querendo colocar em seus carros. Para termos uma ideia, uma empresa australiana desenvolveu uma bateria de lítio-enxofre com alcance de 2.000 km, por exemplo.

Brasil terá primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo

No Brasil, a produção desse tipo de bateria será feita pela empresa britânica Oxis Energy, que pretende produzir em Minas Gerais, mais precisamente em Juiz de Fora, empregando 100 pessoas.

Com investimento de US$ 56 milhões, a Oxis Energy pretende produzir 300 mil células de bateria por ano, podendo chegar a 5 milhões anualmente.

Embora seja instalada no complexo industrial da Mercedes-Benz, onde alugou uma galpão, a Oxis não será um fornecedor do fabricante de carros e caminhões, pelo menos não inicialmente.

Segundo o divulgado, a Oxis atuará nas áreas de defesa e aeroespacial, devendo atuar até no mercado de transporte de passageiros, o que entendemos como aviões comerciais ou mesmo aeronaves 100% elétricas (foto acima).

Ainda que o foco inicial não seja o automotivo, nada impede que, no futuro, a Oxis venha a atuar como fornecedora de baterias para carros, caminhões ou ônibus elétricos, fabricados no Brasil.