Dacia terá um carro elétrico para atender normas de 2021

Dacia terá um carro elétrico para atender normas de 2021

Fonte: Autocar / Noticias Automotivas

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Em 2021, a Europa terá um novo limite de emissões e esse será de 95 g/km de CO2. Para atender essa regra, evitando multas milionárias, as montadoras buscam mesclar seus portfólios com produtos que sejam mais eficientes, como híbridos leves, híbridos, híbridos plug-in, GNV e, naturalmente, carros elétricos.

A Dacia, montadora de baixo custo da Renault, nunca precisou de um carro elétrico, mas agora a coisa é diferente. Seus carros baratos com motor turbinado já não dão conta do recado.

Além da hibridização na próxima geração de Sandero e Logan, a marca romena  terá finalmente um carro elétrico e este deve chegar nos próximos dois anos, segundo a revista inglesa Autocar.

Dacia terá um carro elétrico para atender normas de 2021

O prazo até parece longo se considerarmos a hipótese mais provável, que é o Renault K-ZE chinês em versão Dacia. Desde o lançamento do Kwid, a Dacia sempre foi envolvida em rumores de que o pequenino teria seu lugar no leste europeu.

Com o Sandero chegando a custa pouco mais de € 5 mil no mercado francês e sendo o mais barato no Reino Unido, um Kwid com motor 1.0 de 65 cavalos sairia por bem menos.

No caso dos carros elétricos, os preços altos são uma dura realidade, mas para a Dacia, um problema ainda maior. Embora a montadora não mencione qual será o produto, ela apenas citou que seria um “carro urbano”.

Dacia terá um carro elétrico para atender normas de 2021

Tendo sempre o preço como limitador, a Dacia não tem outra escolha a não ser o Kwid elétrico, que é o modelo mais barato da Renault-Nissan em qualquer lugar. Com a Renault vendendo o Twingo elétrico, a romena teria seu K-ZE em um nível mais baixo.

Já lançado na Índia, o Renault K-ZE é uma proposta de carro elétrico que está sendo cogitada no Brasil, onde o mais barato é o JAC iEV20 por R$ 124.990. O Kwid é conhecido por ser um carro de baixo preço, mas no caso do elétrico, ele custaria aqui mais que o dobro, exceto se a marca quiser fomentar um mercado onde possa liderar no futuro…