FCA aposta em Fiat 500 elétrico para se aproximar da Renault

FCA aposta em Fiat 500 elétrico para se aproximar da Renault

A Fiat Chrysler decidiu investir pesado no segmento de carros elétricos na Europa. Vendo o movimento da eletrificação passar rápido pelo continente, a empresa agora quer apostar num Fiat 500 elétrico, a fim de não perder terreno para a Renault, que atualmente lidera esse mercado na região.

Serão € 700 milhões a ser aplicados na operação de Mirafiori, na Itália, de onde sairá o Fiat 500 eletrificado. Com o plano de fusão com a Renault fracassado, a FCA busca se fortalecer sozinha, ainda mais quando está pagando créditos de carbono para a Tesla, com o objetivo de reduzir sua média de emissão de CO2 no continente.

Pietro Gorlier, presidente da FCA para a Europa, confirmou que o investimento será mesmo feito e faz parte de um plano originalmente divulgado, quando a empresa estava propondo se unir à marca francesa. O Fiat 500 elétrico não vai demorar muito para aparecer.

Gorlier disse que ele surgirá no segundo trimestre de 2020. Diferentemente da versão a gasolina, que continua a ser feita na Polônia, em Tuchy, o Fiat 500 E será produzido em Mirafiori, como plano da FCA de investir € 5 bilhões até 2021 em suas operações italianas.

FCA aposta em Fiat 500 elétrico para se aproximar da Renault

A Fiat não deu detalhes se o Fiat 500 E 2020 será vendido nos EUA ou China, grandes mercados para carros elétricos. Também não revelou o preço ou especificações técnicas do produto.

Entretanto, se o cinquecento quer brigar com força no segmento na Europa, precisará de no mínimo 200 km de autonomia no ciclo WLTP. Em 2013, o anterior tinha alcance muito menor (foto acima).

Assim, ele poderá rivalizar com o Honda E e o MINI Cooper SE, embora este último alcance 270 km. Isso significa uma bateria de 33 kWh e uma performance mais focada no uso urbano. A capacidade instalada na planta é de 80.000 carros por ano.

Por ora, apenas o Fiat 500 será eletrificado, embora o Fiat 500X tenha potencial para eletrificação. Aliás, o crossover ainda não ganhou uma versão híbrida plug-in como o Jeep Renegade. A marca italiana está sendo reduzida na Europa, centrando as atenções sobre esse modelo e o Panda.

[Fonte: Auto News Europe]

© Noticias Automotivas. A notícia FCA aposta em Fiat 500 elétrico para se aproximar da Renault é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.