Fernando de Noronha: Apenas elétricos em 2030

Fernando de Noronha: Apenas elétricos em 2030

Fonte: Governo de Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, sancionou uma lei estadual que proíbe a circulação de carros com motores a combustão dentro da ilha de Fernando de Noronha, que fica a 360 km de Natal e 545 km de Recife.

Com 17 km2 na ilha principal e mais um arquipélago que soma 26 km2 no total, Fernando de Noronha terá somente veículos elétricos circulando pelo pequeno território a partir de 2030, porém, em 2022 a entrada de veículos a gasolina, etanol ou diesel estará proibida. .

Contudo, outros veículos que emitem CO2 estão liberados na ilha, tais como embarcações, aeronaves, tratores e outros veículos para serviços essenciais da ilha, embora, por exemplo, a coleta de lixo possa ser feita por um caminhão elétrico da BYD.

Outro exemplo é o trânsito de ônibus, que a marca chinesa também disponibiliza no Brasil. No entanto, a Renault foi a primeira marca que fechou parceria com o governo de Pernambuco para disponibilizar carros elétricos na ilha, sendo eles Zoe, Kangoo ZE e Twizy.

Com a nova determinação, Fernando de Noronha se torna o único lugar do país onde os carros comuns não poderão entrar a partir de 2022 e nem circular, a começar 2030.

Fernando de Noronha: Apenas elétricos em 2030

O caso da ilha sob jurisdição do governo pernambuco é único devido à natureza conservacionista da administração do local, que tem status de parque nacional, mas que sofreu impactos ecológicos enormes em décadas passadas.

Dificilmente outra região do Brasil, exceto sob condições semelhantes, deverá tornar a circulação de carros a combustão totalmente proibida, liberando apenas os elétricos.

O Brasil deve continuar promovendo os carros a combustão, especialmente movidos por álcool, pelas próximas décadas, sendo essa matriz renovável uma alternativa para reduzir os níveis de emissão .

Embora a eletrificação tenha ganhado força nos últimos anos, especialmente em 2019, o mercado nacional ainda está longe de alcançar um patamar aceitável de carros elétricos ou híbridos.