VW e-Up! é anunciado como primeiro elétrico da marca na América Latina

Fonte / Quatro Rodas

Chega à América Latina o primeiro modelo elétrico da Volkswagen. A fabricante anunciou que o VW e-Up! elétrico será o seu primeiro carro movido exclusivamente a bateria na região.

A primeira experiência do modelo será no Uruguai, local escolhido pela empresa para receber as primeiras unidades do elétrico. De acordo com a VW, o país foi escolhido por oferecer a melhor infraestrutura de mobilidade elétrica.

O anúncio foi feito diretamente de Montevidéu com a presença de executivos da fabricante, incluindo Pablo Di Si, presidente e CEO da VW na América Latina, e o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou.

As primeiras unidades já chegaram ao país sul-americano e foram entregues à empresa de energia Direccion Nacional del Energia (DNE). Os próximos veículos serão entregues à Julio César Lestido S.A., que fará ações de marketing com o modelo.

O presidente e CEO da empresa para a América Latina, Pablo Di Si, afirmou que o modelo está inserido em um plano estratégico da VW para zerar a emissão de carbono até 2050. “O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, destacou.

A América Latina não ficou de fora do plano da Volkswagen e, pelo menos por aqui, a transição deve ocorrer acerca dos biocombustíveis.

“O nosso plano prevê o já lançado Golf GTE (2020), os também híbridos Tiguan GTE e Touareg PHEV (2021), o SUV cupê elétrico ID Crozz (2022) e a van elétrica ID Buzz (2023), sucessora da nossa velha Kombi.”

Além disso, a marca já divulgou a instalação de um centro de pesquisa no Brasil para a criação de soluções tecnológicas em mobilidade.

A notícia chega após a Volkswagen retirar o modelo Up! do site brasileiro em abril e confirmar que o hatch compacto não seria mais produzido na fábrica em Taubaté (SP).

O modelo elétrico, que é produzido na Eslováquia, recebeu uma atualização em 2020. Sua última versão conta com um motor elétrico que fornece 83 cv e 21,6 kgfm, o que possibilita que o hatch vá de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.

O novo conjunto de baterias de íon de lítio permite que o carro alcance os 130 km/h como velocidade máxima e elevou a autonomia de 160 quilômetros para 260 quilômetros.

Dito isso, ainda há dois pontos que podem fazer com que o e-Up! não se torne o pioneiro do VW na América Latina: a infraestrutura para mobilidade elétrica e a posição das baterias dentro do modelo.

A falta de postos de carregamento pode atrapalhar a venda da novidade no território latino. Fora isso, por contar com uma plataforma MEB – base dos veículos elétricos da VW – as baterias ficam alojadas no assoalho do modelo, o que pode causar problemas por conta da baixa qualidade das vias sul-americanas. Isso torna o conjunto vulnerável, com a possibilidade de desgastes e até danos.