Enquanto não compra JAC, VW investe em fábrica de elétricos na China

Enquanto não compra JAC, VW investe em fábrica de elétricos na China

Enquanto ainda não se lança para comprar o controle acionário da JAC Motors, a Volkswagen investe em fábrica de elétricos na cidade de Hefei. Com aplicação de US$ 750,8 milhões, a montadora alemã construirá uma nova planta para fabricação de carros elétricos em conjunto com a JAC, pois, até agora estes eram feitos nas linhas de montagem da sócia de Anhui.

A capacidade instalada será de 100.000 carros por ano e de lá sairá o primeiro modelo feito em parceria entre as duas marcas. Atualmente, esse crossover compacto elétrico é derivado do T40 e não entrou em produção na JAC, mas será vendido como Seat. Batizado de E20X, ele e os outros três modelos planejados, serão feitos nessa nova fábrica.

O E20X é o primeiro passo de um processo de eletrificação da Volkswagen na China que compreenderá 14 modelos novos apenas esse ano. Mais da metade dos 22 milhões de carros elétricos planejados para produção nos próximos anos, sairá de linhas de montagem no país.

No caso da JAC, a expectativa é lançar a marca Seat no mercado chinês entre 2020 e 2021, embora a parceria com a empresa chinesa tenha sido fechada em 2017. Para dar suporte à produção, a VW entrou em acordo com o fabricante sul-coreano de baterias, a SK Innovation.

Enquanto não compra JAC, VW investe em fábrica de elétricos na China

Em 2018, o mercado de carros elétricos na China cresceu 61,7% e 1,3 milhão de unidades foram vendidas. Agora, o governo chinês quer fechar as muitas empresas pequenas que fazem produtos de baixa qualidade nesse mercado, concentrando assim a indústria em modelos mais sofisticados e eficientes.

Neste cenário, a Volkswagen deve reforçar seu time com modelos mais elaborados e trazer assim a JAC, que atualmente segue com um portfólio de carros elétricos de baixo custo, mas que deve se beneficiar da associação com os alemães, podendo talvez até utilizar a plataforma MEB no futuro, especialmente se fizer parte de fato do grupo de Wolfsburg.

[Fonte: Reuters]

© Noticias Automotivas. A notícia Enquanto não compra JAC, VW investe em fábrica de elétricos na China é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.