Volkswagen apresenta a oitava geração do Golf

Após vários flagras e especulações, a oitava geração do Volkswagen Golf foi apresentada nesta quinta-feira (24) em Wolfsburg, na Alemanha. O hatch médio chega às concessionárias alemãs e austríacas em dezembro com visual renovado e apostando em conectividade e eletrificação. Sem previsão de ser vendido no Brasil, o novo Golf deverá chegar por aqui importado como uma espécie de vitrine tecnológica da marca em nosso mercado.

A nova geração do Golf estreia com linhas mais arrojadas, mas mantendo algumas características tradicionais. Os faróis de LED estão mais afilados e angulosos, enquanto a traseira segue um desenho parecido com o do SUV Tiguan. A exemplo das outras gerações, as colunas traseiras continuam largas. O estilo do hatch ficou a cargo de Michael Mauer, responsável pelo design dos últimos modelos da Porsche (uma das marcas do Grupo Volkswagen).

O interior também foi todo reformulado. O Golf ganhou painel de instrumentos totalmente digital, integrado à central multimídia com tela flutuante. Nas versões com câmbio automático, a pequena alavanca em formato de joystick é idêntica à do novo Porsche 911, com acionamento eletrônico e sem conexão física com a transmissão.

Entre os novos equipamentos, o Golf poderá receber o head-up display, que projeta no para-brisa as informações do carro e do sistema de navegação.
























Outra grande mudança é a adoção de uma versão aprimorada da plataforma modular MQB, batizada de MQB Evo. Cerca de 45 quilos mais leve que a estrutura antiga, a nova base permitiu aumentar a distância entre-eixos e, consequentemente, tornar a cabine mais espaçosa. Além disso, a nova plataforma permite o uso de tecnologias semiautônomas e de segurança mais recentes.

Os detalhes técnicos ainda não foram totalmente revelados, mas é esperada a combinação do motor 1.5 turbo com injeção direta com um sistema híbrido leve de 48V. A tecnologia funciona como um alternador de grande capacidade, que alimenta o sistema elétrico e ainda impulsiona o carro a baixas velocidades com eletricidade. Esse recurso está presente nos novos Audi A6 e A7, lançados no Brasil recentemente.

A versão híbrida GTE também será oferecida na nova geração, combinando o motor 1.5 a combustão a um propulsor elétrico, para gerar 245 cv de potência. O hatch pode rodar até 70 km somente com eletricidade.

Segundo a agência de notícias Agence France-Press, a Volkswagen investiu 2 bilhões de euros (aproximadamente R$ 9 bilhões na cotação atual) no desenvolvimento do Golf de oitava geração. A empresa teve de abrir mão de algumas tecnologias eletrônicas para lançar o carro no prazo estipulado.

Fotos: Divulgação

O post Volkswagen apresenta a oitava geração do Golf apareceu primeiro em Carsale.