Volkswagen Golf R sai de cena para retornar na próxima geração

Volkswagen Golf R sai de cena para retornar na próxima geração

A Volkswagen tirou o Golf R de produção. Bom, pelo menos por ora. A versão mais poderosa do hatch médio alemão entrou num período de “férias”, mas retornará na próxima geração. Pelo menos é isso o que se comenta nos EUA e Europa.

Nunca vendido no Brasil, o Golf R é uma versão importante do modelo, pois é a mais completa em termos de powertrain, agregando sempre o motor mais potente e a tração nas quatro rodas, o que o faz diferir do Golf GTI, somente com tração dianteira.

Acontece que a fábrica de Wolfsburg, sede da Volkswagen na Baixa Saxônia, está passando por alterações na linha de produção do Golf, onde o R é feito com exclusividade, o que se conta. As mudanças são para a chegada da nova geração, a oitava, que deve relançar o pacote mais potente do hatch.

Volkswagen Golf R sai de cena para retornar na próxima geração

A expectativa é que o Novo Golf R apareça em algum momento de 2020, trazendo mais do apenas 292 cavalos (antes eram 300 até as restrições ambientais) ou 310 cavalos (EUA). Já visto rodando em Nürburgring-Nordschleife, o próximo R deve chegar com muito mais força, estimada entre 400 e 420 cavalos.

O salto é esperado pelo mercado, que viu oponentes como o Ford Focus RS decolar de potência, sem contar os hot hatchs de luxo. O pulo para esse nível deverá ser acompanhando de uma tecnologia para redução da emissão, que no caso é o sistema elétrico de 48 volts com um Start&Stop capaz de mover o carro brevemente.

Segundo algumas informações, o propulsor EA888 2.0 TSI terá exatos 400 cavalos e 48,2 kgfm, fazendo o Golf R 2020 ir de 0 a 100 km/h em pelo menos 4,5 segundos. Tudo isso com uma caixa DSG de sete marchas e tração 4 Motion. Pode ser que para alguns mercados, como o americano, a oferta de potência possa ser um pouco maior, a fim de alcançar o Mercedes-AMG A 45 S com seus 421 cavalos.

 

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen Golf R sai de cena para retornar na próxima geração é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.