Volkswagen Touareg Last Edition se despede do V8 diesel na Europa

 

A Volkswagen começa a se despedir de seu motor V8 4.0 turbo diesel na Europa – e fora dela, visto que é demanda é maior dentro do continente – por causa das novas regras de emissão de poluentes da Comissão Europeia.

Nesse caso, o Touareg Last Edition surge como a versão final que encerrará a saga do propulsor EA898, um imenso V8 com 90 graus de abertura, que morrerá junto com equivalentes de outras marcas, como BMW e Land Rover, por exemplo.

Com 421 cavalos e 91,4 kgfm, o EA898 a bordo do Volkswagen Touareg Last Edition dá adeus como um das mais significativas obras de engenharia automotiva recentes.

Equipado com três turbos, o V8 4.0 TDI dispõe de um deles para altos regimes e outro para baixo, como compressor volumétrico, tendo ainda um terceiro, que atua eletricamente, associado com um sistema elétrico de 48 volts e um alternador/gerador de 9,5 cavalos.

Volkswagen Touareg Last Edition se despede do V8 diesel na Europa

Mesmo motor usado pela Audi e Porsche, o EA898 do Volkswagen Touareg Last Edition vem com câmbio automático ZF 8HP de oito velocidades e sistema de tração nas quatro rodas 4Motion.

Isso é suficiente para que o SUV alemão vá de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tenha consumo médio de 13,5 km/l. Com 400 unidades, o Volkswagen Touareg Last Edition tem preço sugerido para a Alemanha de € 104.361.

Com visual personalizado, o SUV vem com faróis full LED escurecidos, grade preta, logotipo V8 cromado e bem destacado na frente, para-choque com design esportivo, rodas escurecidas aro 21 polegadas, retrovisores e maçanetas em preto fosco, lanternas de LED escurecidas, entre outros. É oferecido apenas em seis cores.

Ainda que perca o V8 4.0 TDI, o Volkswagen Touareg terá a presença do EA897 V6 3.0 TDI, que é o mesmo motor usado na picape média Amarok V6 aqui no Brasil, porém, com outra calibração, entregando 249 cavalos e 61,1 kgfm.

Na década passada, a VW chegou a ter um V10 5.0 TDI no Phaeton, que chegou a ser o carro diesel mais potente do mundo, mas o V12 6.0 TDI do Audi Q7 superou todos ao chegar a 500 cavalos.