2010 marca o fim do reinado do Astra entre os hatches médios


Carsale – O ano de 2010 consolidou o avanço do Hyundai i30 no mercado de hatches médios nacional, setor antes liderado pelo veterano Chevrolet Astra. E o reinado do médio da General Motors durou uma década. Em novembro do ano passado, oito meses após o início de sua comercialização no País, o i30 superou o Astra (foto) em vendas mensais pela primeira vez. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), na ocasião, o hatch coreano registrou 2.515 emplacamentos contra 2.450 do Astra. No mês anterior, o Chevrolet anotou 2.981 exemplares vendidos ante 2.510, do i30.

Neste ano, de janeiro a novembro, o modelo da Hyundai acumula nada menos que 31.955 emplacamentos, ante 26.400 unidades do Astra. Até o mês passado, o mercado de hatches médios somou 143.759 veículos vendidos de 19 modelos diferentes. E deste total, o i30 abocanha 22,2% de participação, enquanto o Astra, 18,4%. No início dos anos 2000, época em que o modelo da Chevrolet assumiu a ponta entre os hatches mais vendidos, o cenário automotivo nacional era bem diferente. No segmento de médios, por exemplo, conviviam menos de dez modelos, entre eles o sobrevivente Volkswagen Golf, o recém-finado Fiat Stilo e o Ford Focus. Isso sem falar do Audi A3 nacional, do Fiat Brava, do Ford Escort e do Citroën Xsara.

Hoje, o setor de hatches médios é um dos mais globalizados do mercado automotivo nacional. Ele é povoado por modelos fabricados no Brasil (Astra, Golf, Vectra GT, Bravo e Stilo), Argentina (Focus, C4 e 307), México (Tiida, New Beetle e PT Cruiser), Coréia do Sul (i30), Japão (Impreza), China (Cielo), Alemanha (A3, 118i, 120 e 130) e Bélgica (C30). Mesmo ficando atrás do i30 em novembro e dezembro do ano passado, o Astra fechou 2009 na liderança do ranking de vendas dos hatches médios, com 29.678 emplacamentos e 21,8% de participação, seguido pelo VW Golf (20.959 unidades) e pelo Ford Focus (16.702). O coreano, por sua vez, somou 13.353 unidades vendidas, fechando o ano em quarto lugar no ranking, com 9,8% de participação.

O i30 é vendido no País apenas na versão de acabamento GLS, equipado com motor de quatro cilindros 2.0 litros de 145 cv. O câmbio pode ser manual, de cinco marchas, ou automático, de quatro. Os preços podem variar entre R$ 58 mil a R$ 78 mil. O Astra é oferecido apenas na versão Advantage, por R$ 47.457. Ele vem equipado com bloco de quatro cilindros 2.0 Flex, de 140 cv (com etanol), com câmbio manual, de cinco velocidades.

Fonte: Carsale