63º Salão do Automóvel de Frankfurt


Evento começa dia 17 de setembro e promete emoções aos aficionados por automóveis

Texto: José Carlos Fonseca Ferreira

(14-09-09) – Estou na Alemanha para uma visita ao 63º IAA Cars (Salão do Automóvel de Frankfurt), que acontece de 17 a 27 de setembro, com 700 expositores de mais de 40 países, sendo que são 60 stands de montadoras. O tema do Salão este ano é “A Moving Experience” (Uma Experiência em Movimento). Ocupa este ano uma área de mais de 200 mil metros quadrados (aproximadamente 32 campos de futebol), dividida em 12 halls diferentes. É organizado pela VDA – German Association of the Automotive Industry (Associação Alemã da Indústria Automotiva).

O Salão alterna a cada ano entre automóveis e veículos de carga. O Salão de veículos de carga do ano passado, com 2.084 expositores, foi visitado por 300 mil pessoas de 110 países. No 62º Salão do Automóvel de 2007, foram 971.500 visitantes de 125 países. Nesse ano, foram apresentados, em primeira mão, 88 automóveis inéditos. Em 2007, quase 15 mil jornalistas de 80 países foram credenciados pelo Salão. A entrada para o público custa 13 euros nos dias de semana e 15 euros no fim de semana.

O Salão será oficialmente aberto no dia 17 de setembro por Angela Merkel, líder do partido democrata cristão e que, em 2005, tornou-se a primeira mulher a presidir o governo do país.

Os stands das montadoras ocupam aproximadamente 60% do Salão, os outros 40% por fornecedores de primeiro e segundo nível. Os maiores stands estão no hall 2, onde estão expostos veículos Mercedes-Benz, AMG, Maybach e Smart; no hall 3.0 onde estão expostos veículos Volkswagen, Skoda, Seat, Bentley, Lamborghini, Audi e Quattro; no hall 3.1 onde estão expostos veículos Renault, Dacia, Volvo, Ford, Mazda, Kia e Suzuki; no hall 5 onde estão expostos veículos Land Rover, Jaguar, Melkus, Aston Martin, Lotus, Alpina, Porsche, Tesla, Fisker, Wiesmann e Brabus; no hall 6 onde estão expostos veículos Hyundai, Chrysler/Jeep/Dodge, Abarth, Fiat, Alfa Romeo, Ferrari, Lancia e Maserati; no hall 8 onde estão expostos veículos Saab, Subaru, Toyota, Lexus, Citroen, Peugeot, Chia CAD, Ikco; no hall 11 onde estão expostos veículos BMW, Mini e Rolls-Royce.

Na parte ao ar livre do Salão os visitantes podem ter aulas de como dirigir economizando combustível e reduzindo emissões de CO2 em 20%. É ainda possível a realização de test-drives com veículos econômicos, tanto das montadoras alemãs como das estrangeiras. Estará funcionando também a tradicional pista “go-kart” de 600 metros, que dá aos visitantes uma sensação de estar pilotando na Formula 1, uma vez que são 12 karts correndo ao mesmo tempo na pista. Existe também uma pista de 230 metros quadrados, com miniaturas de automóveis movimentadas através de controle remoto.

Uma das atrações do Salão este ano é a exposição “Legendary German Automobile Brands” (Legendárias Marcas Automotivas Alemãs) que ocupa uma área de mil metros quadrados e mostra automóveis alemães históricos, muitos deles não conhecidos dos visitantes, como é o caso do “Röhr” e do “Stoewer”, duas marcas das mais de 500 que marcam a história da indústria automobilística alemã. Muitos destes automóveis, que normalmente podem ser vistos nos mais de 200 museus especializados espalhados pela Alemanha, estarão no Salão.

Outra atração deste ano é a seção “Mobility Solutions for All” (Soluções de Mobilidade para Todos). A tese dessa atração é o fato de que mobilidade é uma necessidade básica dos seres humanos. Automóveis são não só uma maneira de ir de um ponto a outro, mas são também uma expressão de personalidade e uma fatia de liberdade.

Todavia, algumas pessoas possuem problemas físicos que limitam as suas mobilidades individuais, temporária ou permanentemente. Em função disso, a indústria automobilística tem procurado soluções, desenvolvendo veículos atraentes, desenhados especialmente para os idosos e para as pessoas com deficiência físicas

Os visitantes do 63º IAA Cars vão poder ver conceitos de mobilidade aplicados a automóve
Fonte: Webmotors