93% dos internautas brasileiros procuram informações na internet antes de comprar carro


62% dos internautas pesquisados mostraram interesse em comprar ou trocar de carro

A difusão de informações oferecida pela internet está cada vez mais importante no cotidiano do brasileiro. No segmento automotivo não é diferente. De acordo com um estudo realizado pela empresa OH! Panel e pelo site MercadoLivre, 93% dos internautas tupiniquins procuram por dados e detalhes de veículos antes de realizar uma compra. A pesquisa aconteceu entre 14 e 24 maio deste ano, com 2.004 entrevistados na América Latina.

De acordo com os dados obtidos a partir das pessoas ouvidas na pesquisa, usuários do site nos países Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Brasil, Peru, Uruguai e Venezuela, há um alto índice de procuras a respeito da credibilidade das revendas. Ao todo, 62% dos internautas tupiniquins disseram ter intenção de trocar de carro ainda em 2012 – 61,7% na região. Destes, 82,6% dos brasileiros entrevistados buscaram concessionários na internet.

A pesquisa questionou também os internautas no que diz respeito aos modelos mais desejados. No Brasil, a liderança ficou com a Chevrolet, com 12,9% de preferência dos usuários. A Volkswagen aparece em segundo lugar, com 11,9%, seguida pela Hyundai, com 10%. Nos fatores determinantes, 30,8% apontaram a marca de desejo como escolhida para comprar o automóvel, enquanto 28% preferiram a tradição e a história do fabricante e 22% optaram pela empresa mais inovadora. Os demais (19,2%) se dividiram entre melhor preço, fabricação nacional e montadoras que já tenham “afinidade”.

A compra do brasileiro em 2012 deverá ser 38,5% por financiamento total e 20,6% por compras à vista. Dos interessados, 16% darão o veículo antigo como parte do pagamento. Os demais optarão por leasing, consórcio e outras opções.

Texto: Matheus Q. Pera

Fonte: Auto Diário