A Índia chega aqui

Três modelos da Mahindra começam a ser vendidos no Brasil, todos com o mesmo nome: Scorpio. A picape custa R$ 71.864,00 com cabine simples e R$ 79.864,00 com cabine dupla. Já o utilitário-esportivo sai por R$ 86.864,00.

Os veículos são montados no mercado nacional pela Bramont e há concessionárias em São Paulo (SP), Brasília (DF), Goiânia (GO), Salvador (BA), São Luis (MA), Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Belém (PA), Curitiba (PR), Marabá (PA) e em Porto Alegre – a Daisul. Os utilitários são equipados com motor da própria Mahindra, um turbodiesel de 2.6 litros que gera 110 cv de potência. Dotado de sistema “common rail” de injeção direta comandado eletronicamente, o propulsor é acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades. A tração é 4×2 com opção de 4×4, através de acionamento por comando eletrônico.

Os Mahindra têm a carroceria produzida na Usiparts – empresa do sistema Usiminas. O chassi, conjuntos de suspensões e motor são montados pela Bramont na sua fábrica em Manaus (AM). Todo o processo de fabricação e montagem segue os padrões técnicos e de engenharia desenvolvidos pela Mahindra na Índia, o que em tese garante a mesma qualidade dos veículos fabricados na matriz e que são exportados para a Europa.

A seguradora Mapfre e o Banco Bradesco/Finasa firmaram acordos com a Bramont para oferecer condições privilegiadas de seguro e financiamento. O plano da montadora é chegar ao final de 2008 com uma produção estabilizada em 300 unidades por mês, dos três modelos. Com mais de 60 anos de atuação, o Grupo Mahindra possui uma estrutura industrial que emprega cerca de 40 mil pessoas. Ela é uma das maiores empresas da Índia e faturou mais de US$ 4 bilhões em 2006. A Mahindra hoje é líder na produção e venda de utilitários compactos e utilitários-esportivos naquele país. Além disso, figura entre os cinco maiores fabricantes de tratores e máquinas agrícolas do mundo.

O Grupo atua em Serviços Financeiros e de Importação, Componentes Automotivos, Tecnologia da Informação e Infra-estrutura. Em fase de expansão, a Mahindra iniciou há três anos uma série de ações para se tornar uma empresa global, com presença nos cinco continentes. Parte deste trabalho já mostra seu resultado, como acordos firmados com a Renault – para fabricação do Logan na Índia – e com a Navistar International, para produção de caminhões na Índia.

Já a nacional Bramont é especializada em montagem e produção e possui sede no Pólo Industrial de Manaus – uma área total superior a 100.000 m². Desenvolve linhas de montagem específicas para produtos automotrizes. A empresa iniciou suas operações no Brasil em 2005. Seu acordo com a Mahindra prevê a produção e montagem locais da linha de utilitários da marca indiana.

Fonte: Webtranspo