A melhor quinzena da história

Nunca se vendeu tanto em uma quinzena: 116,3 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, em apenas onze dias úteis de outubro, crescimento de 37% sobre igual período do ano passado. Com esse desempenho este mês concorre com agosto para se tornar o melhor de vendas do ano e provavelmente o melhor da história da indústria automotiva no País.
Uma das explicações para esse desempenho é a volta dos feirões. Muitas montadoras usaram a estratégia para atrair o consumidor, que parece que não deixou de aproveitar os longos planos de financiamento com juros baixos e, claro, preços menores.

A Fenabrave, que projetava a quinzena com 102 mil veículos, teve uma grata surpresa. Talvez por isso mais uma vez deixou de divulgar a informação completa no dia 16, quando os números do Renavam para a quinzena estão consolidados. A expectativa da entidade é que até o fim deste mês tenham sido licenciados 204,6 mil veículos.

A Fiat lidera as vendas de automóveis na quinzena com 26,7% de participação. A Volkswagen está mais próxima da líder com 25,5% das vendas totais, com a General Motors se distanciando do bloco com 20,6%. Em quarto vem a Ford com 8% das vendas.

No segmento de comerciais leves a disputa é mais tranqüila para a Fiat, que lidera com 23,8% das vendas, seguido de longe pela Ford com 18,4%. A GM está em terceiro com 17,4% e a Volkswagen em quarto e 11,5% de participação.

Em caminhões a Mercedes-Benz domina 32,1% das vendas e a Volkswagen está na cola: 28,5%.

Mas no segmento de ônibus a Mercedes nada de braçada: 46,5% contra participação de 30% da VWCO.(Leandro Alves)

Fonte: Boletim Autodata