A valorização do usado

Agência AutoInforme

Apesar do excesso de oferta no mercado de carros usados, o preço destes veículos teve alta de 1% no primeiro semestre deste ano, conforme apurou pesquisa realizada mensalmente pela Agência AutoInforme com base na cotação Molicar.

Embora pequeno e bem abaixo da inflação, o índice mostra uma tendência de mudança de comportamento no segmento de usados, visto que nos últimos quatro anos estes veículos vinham apresentando desvalorizações sucessivas. Nos primeiros seis meses de 2007, por exemplo, o valor dos automóveis usados chegou a acumular perda média de 5,1%.

Esta mudança que se verifica agora no comportamento dos negócios deste segmento é um indício claro de que os consumidores das camadas mais baixas estão com maior poder aquisitivo e mais estimulados a comprar um automóvel. Sem ter acesso ao zero-quilômetro, buscam um usado mais barato e, com isto, movimentam um mercado que teria tudo para continuar com preços em baixa se a procura estivesse aquém da oferta.

A pesquisa da Agência AutoInforme mostra que desde 2004 não era registrado aumento de valores no mercado de usados. Isso significa que não faltam compradores para os milhares de veículos que estão sendo desovados no varejo brasileiro atualmente, principalmente por conta dos negócios que envolvem a troca por um carro novo.

Vale destacar que, no primeiro semestre de 2008, as vendas de veículos zero-quilômetro cresceram na faixa de 30%, um índice expressivo considerando os números recordes já registrados pelo setor automotivo ao longo de todo o ano passado.

O comportamento dos preços dos carros usados é bastante distinto quando separamos os modelos nacionais dos importados. Considerando apenas os produzidos no Brasil a alta é mais expressiva, de 1,81%, na média. Já os preços dos automóveis importados estão em forte queda: menos 5,55% no período de janeiro a junho.

Por marca, as diferenças também são grandes. Os carros usados da marca Fiat foram os que mais subiram de preço no semestre, com uma alta de 8,51%. Em seguida vieram os da Ford, que ficaram 7,13% mais caros, e os da Mercedes-Benz, com valorização de 2,82%. Também subiram os usados Chevrolet (1,30%), Volkswagen (0,94%) e Peugeot (0,18%). Os carros da Renault, Toyota, Citroën, Honda e Audi fecharam o semestre mais baratos, em índices que variaram de menos 1,96% até menos 3,91%

Fonte: Auto Informe