Aceleramos a nova geração do Jetta que chega em 2011


Sedã com visual renovado virá equipado com motor 2.0 turbo de 200 cavalos

Les Bidrawn// New York Times Syndicate

Nós sempre consideramos o Volkswagen Jetta parte integral da comunidade automotiva europeia. Desde a primeira encarnação, há 25 anos, o carro serviu como ponto de partida para muitos aspirantes a donos de carro na Europa. Ele era o anti-Corolla, uma chance para o zé-ninguém experimentar uma máquina alemã de engenharia sólida. Com pés leves e espaço interior de sobra, o Jetta representava tudo o que havia de bom na Volkswagen – pelo menos para os Estados Unidos. A Europa nunca “entendeu” o Jetta, enquanto modelos como o Golf e variantes tipo perua reinavam supremas.

Que seja. Os americanos ainda tinham um carro excelente e útil que era divertido de dirigir. O que era de bom tamanho para a VW, que dependia das vendas robustas do Jetta para alimentar as crianças. E, ainda que o Jetta continue dominando as vendas da VW americana, ele não está dominando o suficiente. A Volkswagen diz que quer vender mais de 800 mil unidades por ano nos Estados Unidos até 2018, um número significativo para qualquer montadora. Para atingir essa meta, eles tiveram que criar sua própria espécie de Toyota Corolla, trocando parte de seu charme europeu por acessibilidade. E, mesmo que a gente ame carros como o Phaeton, R32, e Touareg V10, eles não estão pagando as contas da VW. Lições do onipresente Fusca refrigerado a ar podem ser úteis aqui.

Em sua forma mais básica, o Jetta S custa US$ 15.995 (cerca de R$ 27.200), posicionando-o logo abaixo de um carro da Toyota com equipamentos semelhantes. Comparado ao Corolla, o Jetta traz inúmeras vantagens incluindo custo, espaço para pernas na frente e atrás e o tamanho do porta-malas. A VW teve vários modelos S básicos nas mãos, todos carregando motores 2.0 naturalmente aspirados (no Brasil, virá a versão 2.0 turbo), rodas em aço de 15 polegadas, freios traseiros a tambor, bancos revestidos em tecido e câmbios manuais de cinco marchas. Quanto de um carro europeu se poderia conseguir por US$ 15.995? Quantos detalhes tiveram que ser cortados, quanto do desempenho foi sacrificado? Qual o volume de concessões que o produto teria que fazer?

Em poucas palavras, o Jetta S básico é bastante bom. Comparado com sua concorrência asiática, o Jetta se apresenta como um europeu bem resolvido, combinando boa ergonomia com um chassi equilibrado. Você realmente precisa exigir do motor para fazer as coisas acontecerem, mas o que você espera de um motor de 8 válvulas que começa a mostrar a idade? Como a maioria dos carros de tração dianteira, a frente do Jetta tende a puxar para dentro em curvas fortes e voltar à linha certa quando se tira o pé. Embora o Jetta S tenha voltado aos tempos da direção hidraulicamente assistida, ela ainda tem uma boa sensação, talvez um pouco leve no meio do curso, mas nada sério. E apesar de eu não ter problemas com o câmbio manual de cinco velocidades, minha co-piloto teve. Ela cometeu várias trocas erradas, quase me lançando pelo para-brisa. É claro que ela colocou a culpa no carro.

A verdade é que se trata de um câmbio manual decente com uma embreagem razoavelmente leve. Os freios funcionam como deveriam e, ainda que o carro afunde um pouco sob aceleração forte, a suspensão é firme, especialmente para um Jetta. Por dentro, o carro parece grande, quase como um Passat. Ele é cerca de 7 cm mais comprido do que a geração anterior e um pouco mais largo. Há uma impressão de espaço entre o motorista e o passageiro e as pessoas no banco de trás se beneficiarão de 7,5 cm a mais de espaço para as pernas.
A cabine tem acabamento de bom gosto, um pouco espartana, mas aceitável, as coisas importantes estão onde deveriam (sem engenhocas ou acessórios descabidos).

A Volkswagen cobriu o interior com novos materiais que parecem ser menos luxuosos do que o modelo anterior, mas poucos vão notar isso (a não ser que eles possuíssem o modelo anterior). A nova cabine é uma boa obra, especialmente o esportivo volante de três raios. Talv
Fonte: Auto Esporte