Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos

Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos

A Lada dá mais um passo para modernizar-se diante de um mercado russo cada vez mais concorrido. Mas, isso não significa um grande lançamento, ao contrário, um fim de linha. Foi isso que aconteceu com o Priora, um modelo compacto que sucedeu o antigo 110 dos anos 90 e que agora foi totalmente substituído pelo Vesta.

Após 11 anos, a Lada encerra a trajetória do modelo, que teve diversas variantes e chegou a ser produzido na Romênia, agora o grosso da produção tenha saído das fábricas russas de Argun e Tolyatti, Com a presença de um produto mais moderno, o Vesta, o Priora não poderia continuar por mais tempo.

Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos

Ainda preso às origens soviéticas do modelo 110, que emprestou o estilo para o novo carro, o Priora atualmente não tinha mais vez dentro do portfólio de produto da marca russa, que chama atenção pelo crossover X-Ray e pelos compactos Vesta e Vesta SW, esta última com estilo que resgata o espírito das peruas, embora ambos tenham versões aventureiras.

Lançado em 2007, o Lada Priora sempre pareceu mais velho do que era realmente, muito em parte por causa do redesenho do 110, mas isso não o impediu de gerar outras variantes, como sedã, perua, hatch duas ou quatro portas e limusine. Embora tenha tido um tempo de vida relativamente curto para a realidade russa, o modelo foi fundamental para que a marca tivesse um produto acima do Kalina Sedan inicialmente e depois o Granta.

Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos

Mas, este último – que surgiu em 2011 – já era bem próximo em porte ao Priora, que media 4,29 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,42 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. O modelo empregou motores 1.6 de 98 cavalos e 1.8 com 120 cavalos. Nunca teve câmbio automático, apenas automatizado.

O Priora também ganhou uma versão GNV com tanque de 43 litros e quatro cilindros de gás, tendo assim autonomia de 580 km na gasolina e mais 330 com gás. O compacto conviveu com o antigo 110 por cerca de dois anos e fez praticamente o mesmo com o Vesta, servindo assim como uma opção mais barata. Mas, sofria concorrência do Granta.

Assim, cercado dos dois lados, o Priora não poderia mesmo durar mais. Apesar de ser um carro feito para o mercado russo, logo de começo saía de fábrica com airbag do motorista e direção elétrica. Ainda de filosofia AvtoVAZ, o modelo saiu de cena e deixa somente o vetusto Niva como produto mais antigo da Lada, com passado que remonta ao final dos anos 60.

Lada Priora – Galeria de fotos

Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos
Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos
Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos
Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos
Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos
Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos

[Fonte: Auto.cz]

© Noticias Automotivas. A notícia Adeus camarada: Lada Priora sai de cena na Rússia após 11 anos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.