Agora só com o pé direito


Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

A mudança fez muito bem ao Volkswagen Fox, o que certamente deverá aumentar ainda mais as vendas do modelo, que liderou o ranking entre os hatchbacks pequenos no ano passado. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 129.199 unidades emplacadas (incluindo o CrossFox), ou seja, 56.182 a mais que o segundo colocado no segmento, o Ford Fiesta.

Além de ficar mais bonito por fora, a melhora no interior foi marcante: o acabamento está mais caprichado, apliques de tecido reduziram a quantidade de plástico nas portas, o quadro de instrumentos agora é mais fácil de ser visualizado.

O Diário avaliou a principal novidade da linha, a versão Prime I-Motion, que custa a partir de R$ 40,3 mil.

Ao entrar no carro, a sensação é agradável: o tecido usado nos bancos é atraente, sem ter visual cansativo; a ergonomia é boa, os comandos estão à mão e a posição de dirigir é um pouco elevada, o que favorece a visibilidade.

O condutor precisa de um tempo para adaptar-se à transmissão automatizada de cinco velocidades. É cômodo o fato de não ser necessário pisar na embreagem, mas sente-se um leve tranco nas trocas de marchas, principalmente da primeira para a segunda e da segunda para a terceira. Se o motorista optar pelas borboletas atrás do volante, as trocas são menos sentidas e a condução fica mais prazerosa e esportiva. É muito bom contar com essa opção!

O motor é o velho conhecido 1.6 VHT, que proporciona saídas rápidas e não decepciona nas ultrapassagens e nem nos aclives. Ele encara bem uma subida.

O consumo em trecho urbano, segundo as medições da montadora, é bom: o modelo faz 12,6 km/l com gasolina e 8,5 km/l com o combustível de origem vegetal.

O espaço para os ocupantes do banco traseiro é razoável, mas não se pode dizer o mesmo do porta-malas, que acomoda apenas 260 litros. No entanto, se o banco traseiro estiver livre, ou se o espaço para as pernas dos passageiros for reduzido, o sistema de banco corrediço pode amenizar o problema, já que colocando o assento para a frente é possível acomodar 353 litros de compras ou bagagem.

Fonte: Diário do Grande ABC