Alemã MAN adquire unidade brasileira da Volks Caminhões

da Folha Online

O grupo alemão MAN AG anunciou nesta segunda-feira a aquisição da unidade brasileira da Volkswagen Caminhões e Ônibus, localizada em Resende (RJ). A incorporação se dará em 1º de janeiro de 2009.

O anúncio será feito no Brasil ainda hoje, por Håkan Samuelsson, presidente da MAN AG, e Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Com o negócio, a Volkswagen concentrará seus negócios na área de automóveis e comerciais leves, mas acabará se beneficiando indiretamente da nova parceria, pois manterá sua participação na MAN AG, atualmente em cerca de 30%.

Samuelsson afirmou que a compra da unidade brasileira é um “marco em nosso crescimento internacional no segmento de caminhões e ônibus”. “A nova área de negócios, com sua sólida posição de mercado, dará à MAN acesso ao mercado latino-americano”, disse.

“A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem uma forte rede regional de vendas e uma fábrica com tecnologia de ponta em Resende”, afirmou Samuelsson.

O grupo MAN AG é um dos líderes europeus na fabricação de veículos comerciais, motores e equipamentos de engenharia mecânica, com vendas anuais de aproximadamente 100 mil unidades e faturamento de 14 bilhões de euros, com mais de 50 mil empregados em todo o mundo.

A fábrica de caminhões da Volks tem cerca de 4.500 funcionários e uma produção diária de 240 veículos.

Fonte: Folha Online