Alemanha: pequenas empresas e grandes idéias.

Não é só de grandes corporações que faturam bilhões vive o setor automotivo da Alemanha, famoso mundialmente pelas soluções de engenharia que inventaram o admirável mundo do automobilismo – a começar pelo próprio automóvel. Na Automechanika, maior exposição de componentes automotivos do mundo, existem até empresas de uma só pessoa, o próprio dono, normalmente o inventor de algum equipamento em pessoa, que busca na feira clientes para alavancar os negócios.

Nesta edição da Automechanika o governo alemão deu bom exemplo de como promover novas e boas idéias que poderiam se perder por falta de viabilidade financeira. Mas não elegeu favoritos, deixou que o mercado escolhesse. O Ministério do Desenvolvimento e Tecnologia da Alemanha, em parceria com a Associação Alemã da Indústria de Feiras de Negócios, juntaram forças para franquear os custos de exposição desses pequenos inventores e suas empresas na Messe Frankfurt.

Para incentivar a presença dos pequenos na exposição, o ministério pagou 80% das despesas com aluguel de espaço e construção de estandes. O apoio foi dado a empresas alemãs que apresentaram soluções inovadoras para o setor automotivo, fundadas há menos de dez anos, com no máximo cinqüenta funcionários e faturamento inferior a € 10 milhões. O critério foi apoiar empreendedores que normalmente não teriam caixa para fazer frente aos gastos necessários para participar de feira desse tamanho e importância.

Os serviços e os produtos mostrados pelos pequenos inventores vão desde um simples extrator de rebites a um bem bolado sistema para incrementar vendas de automóveis via telefone celular – no caso, o interessado no veículo envia uma mensagem SMS com o código do carro afixado no vidro do automóvel. Uma central de atendimento recebe esta mensagem e transmite todos os dados do modelo ao celular do provável comprador e, ao mesmo tempo, envia e-mail com o telefone do cliente para o revendedor, que poderá entrar em contato. Uma mostra de que com pequenas boas idéias – e algum apoio – grandes negócios podem ser criados.
(Pedro Kutney, de Frankfurt)

Fonte: Boletim Autodata