Alfa fará dois utilitários para conquistar os EUA


A Fiat planeja lançar dois utilitários esportivos com a marca Alfa para atender prioritariamente ao mercado norteamericano. A reintrodução da Alfa Romeo nos Estados Unidos faz parte dos planos do grupo italiano de revigorar a tradicional fabricante de modelos com caráter esportivo, que nos últimos anos enfrenta sério declínio em suas vendas.
A Alfa Romeo, que completará 100 anos de existência em junho próximo, abandonou o mercado americano em meados dos anos 90, incapaz de competir com rivais japoneses e locais por deficiências em qualidade e tecnologia. Suas últimas tentativas de se firmar na América foi o sedã 164, além de uma fracassada incursão na Fórmula Indy associada à equipe Patrick, com resultados medíocres.

Na reunião desta semana em que apresentou os planos para o futuro do grupo Fiat, o CEO Sergio Marchionne anunciou que a Alfa lançará sete novos modelos entre 2010 e 2014, concentrados no segmento premium. O executivo disse esperar vender 85 mil unidades nos EUA em 2014.

Para o mercado americano, a Alfa vai criar um utilitário esportivo compacto usando a plataforma da Giulietta, que deve começar a ser fabricado em 2012 numa das plantas da Chrysler que serão reformadas. Outro produto será um SUV de grande porte, baseado no Jeep Liberty, que é vendido em outros mercados como Cherokee, que será lançado em 2014. A Alfa também venderá nos EUA um sedã médio e uma station wagon com a marca Giulia, a partir do final de 2012, além de uma versão de quatro portas do hatch MiTo, a partir de 2013. O Alfa Giulietta, que será lançado na Europa no mês que vem, irá para os EUA apenas em 2014.

JM

Fonte: Auto Estrada