Alfa Romeo completa 100 anos


Símbolo do design e esportivade, marca italiana completa centenário ditando moda

da Redação

A história de uma fábrica que é sinônimo de Itália e da emoção, que nasceu da genialidade de um engenheiro de Nápoles, era o símbolo da expansão industrial, e continua a ser um exemplo do estilo e design italiano em todo o mundo. Um legado repleto de sucessos comerciais e de vitórias que a montadora conquistou em todo o mundo. O centenário da Alfa Romeo festeja uma das marcas mais importantes da história do automobilismo.

Inaugurada no dia 24 de junho de 1910, no bairro industrial de Milão como A.L.F.A. – Anonima Lombarda Fabbrica Automobili –, seu emblema enfatiza a ligação com a cidade, com a presença da Cruz Vermelha e do Visconti Alfa. Seu primeiro modelo foi o Alfa 24HP contruído por Giusepe Merosi. – foto abaixo. Apesar do sucesso de seu primeiro modelo, a empresa foi afetada pela guerra mundial e pela escassez de recursos, se viu sob ameaça de fechar. Em 1915, a empresa foi comprada pelo engenheiro e empresário Nicola Romeo, e passou a se chamar Alfa Romeo.

A Alfa é hoje um exemplo de engenharia avançada, excelente desempenho e prazer em condução. Mas foi nos anos trinta que ficou conhecida ao vencer as famosas competições como as 24 Horas de Le Mans, em 1931, 1932, 1933, 1934, e Mille Miglia, onde seus Alfas 6C e 8C conseguiram 10 vitórias nas 11 edições da corrida, entre 1928 e 1938.

Modelos como o Giulietta, Giulia e Alfasud e Alfetta são carros que ainda são lembradas com carinho pelo italianos. Desde os anos sessenta, a empresa passou a estar presente comercialmente em todo o mundo.

Atualmente, a fabricante continua a ditar tendências com o Alfa Romeo MiTo propondo um compacto esportivo que transmite fortes emoções para o público jovem. Já com o novo Alfa Romeo Giulietta, quer relançar a marca em um dos segmentos mais difíceis do mercado – dos hatches.

O novo Giulietta é um hatchback compacto de cinco portas. Com seu design claramente Alfa Romeo, ele é capaz de expressar grande agilidade nas ruas. (colaborou InfoMotori/Itália)

Fonte: UOL Carros