Aliança Renault-Nissan faz 10 anos

Montadoras ampliaram o número de vendas no período

Simone Coelho

Aliança permitiu que as marcas melhorassem a colocação no ranking das montadorasA aliança Renault-Nissan comemora 10 anos dia 27 (sexta). O modelo de negócio entre as duas montadoras tornou-se rentável, tanto que a Renault triplicou seus resultados, passando de 8,4 bilhões de euros para 27,6 bilhões de euros no período. Em 2007, a marca francesa tornou-se a sexta maior empresa do setor automotivo, deixando para trás o décimo primeiro lugar que ocupava. Para Nissan, o saldo também foi positivo. A marca quadruplicou os negócios, crescendo de 9 bilhões de ienes para 34,2 bilhões de ienes. Com o resultado, também avançou no ranking das melhores empresas, saindo do décimo lugar de para o quinto. A aliança permitiu padronização na produção, troca de investimentos, motores em comum e 100% de compras compartilhadas. Somando os dados das duas marcas, conseguiram também ampliar o número de vendas nestes dez anos, saindo de 4.989.709 unidades em 1999 para 6.090.304, em 2008.

Fonte: Auto Esporte