Alta: Audi alcançou novo recorde em lucro, vendas e faturamento

Alta é de 11,7% perante 2011; alemã quer passar rival BMW

A Audi bateu seus recordes de receitas, lucratividade e volume de comercialização em 2012. Em dados oficiais divulgados ontem 12 pela gigante sediada em Ingolstadt, Alemanha, a empresa confirmou as previsões com as cifras históricas. Os valores ainda fizeram a marca das quatro argolas superar a rentabilidade de 8%, como na meta traçada pelo Grupo Volkswagen.

Segundo os números divulgados, a Audi obteve 48,8 bilhões de euros R$ 124,1 bi de receitas, com 5,4 bi de euros R$ 13,7 bi em lucros. As cifras são ainda mais significativas se for considerada a compra da fabricante de motocicletas italiana Ducati, operação na qual a marca precisou desembolsar 850 milhões de euros, valor não-oficializado pelos germânicos.

As vendas chegaram a 1,45 milhão de veículos, colocando-a no segundo lugar do segmento premium, atrás apenas da BMW. Ainda que com 11,7% de alta sobre 2011, a Audi pretende ultrapassar a compatriota em 2013 com os avanços em China e Estados Unidos, além de uma enxurrada de lançamentos, em especial na família de utilitários Q. Ela deve ser responsável por 40% de seu volume de comercialização em 2020.

Texto: Matheus Q. Pera

Fonte: Auto Diário