Americanas mais eficientes na montagem

Com processos de montagem mais consistentes e enxutos, acompanhados da redução da força de trabalho em milhares de empregados, as três tradicionais fabricantes de veículos norte-americanas diminuíram a distância em produtividade que as separa das japonesas que atuam na América do Norte. A constatação vem do Harbour Report, que acaba de ser divulgado. Uma das surpresas: a Chrysler tem a planta automotiva mais eficiente da América do Norte, em Toledo, Ohio, e divide com a Toyota o título de fabricante mais produtivo na região. A fábrica campeã precisa de apenas 13,57 horas de trabalho para montar um Jeep Wrangler, utilizando o expertise da Kuka na área de montagem (body shop), Magna Steyer (pintura) e Hyundai Mobis (montagem de chassis). Já a planta da GM em Oshawa, Canadá, ficou em segundo: utiliza 15,18 horas para produzir o Chevrolet Impala. Este foi o primeiro ano em que o levantamento foi publicado, depois da Harbour Consulting ser adquirida pela Oliver Wyman em dezembro. A Chrysler foi mais longe: colocou quatro unidades (Belvidere, Jefferson North de Detroit, Brampton em Ontário, além da unidade de Toledo). A Ford, GM e Chrysler agora estão mais próximas das japonesas, com uma diferença de cerca de 3,5 horas para montar um veículo. A Ford melhorou sua performance em 3,7%, para 33,88 horas de trabalho por veículo; a GM avançou 0,2%, para 32,29 horas. A Toyota andou em sentido contrário, perdendo 2,5% de eficiência (9 de junho).
Fonte: Automotive Business