Android Auto sem fio funcionará com mais smartphones após atualização

Fonte / Quatro Rodas

Centrais multimídia compatíveis com Android Auto sem fio estão começando a surgir no Brasil. Mas não basta ter um smartphone Android e uma Fiat Strada ou Chevrolet S10 novinhas para usar a funcionalidade.

Nem todo aparelho Android é compatível com a tecnologia. Na verdade, apenas os Google Pixel (que não são vendidos no Brasil) e os Samsung Galaxy das séries S e Note são compatíveis com o espelhamento sem fio na central multimídia. Mas isso vai mudar com a próxima atualização do sistema operacional.

O Google atualizou sua página de suporte para Android Auto, onde diz em quais países e em quais dispositivos podem usar o Android Auto sem fio. Além da descrição usual de telefones com Android 9 (Pie) e 10 são compatíveis, a gigante de tecnologia fez um adendo afirmando que “ qualquer smartphone com Android 11″ pode usar o Android Auto sem fio.

Isso significa que qualquer aparelho de LG, Motorola, Samsung, Xiaomi, etc., que seja lançado ou receba atualização para o Android 11, poderá conectar-se sem fio às centrais multimídia.

Isso tem uma explicação técnica. Até então, a interface sem fio era feita por meio da tecnologia Wi-Fi Direct, uma alternativa mais segura e com maior capacidade de transferência de dados ao Bluetooth, com a qual nem todos os aparelhos são compatíveis. Com a atualização, porém, os demais aparelhos poderão se comunicar com a central multimídia por meio de uma rede Wi-Fi de 5 GHz.

A má notícia é que aparelhos mais antigos podem não receber atualização para o Android 11. A maior parte dos fabricantes de celulares Android fazem uma atualização completa do sistema operacional, só Motorola e Samsung costumam disponibilizar duas.

E, claro, se as fabricantes de automóveis não atualizarem suas centrais multimídia – e mudar apenas o sistema pode não ser suficiente –, muita gente continuará usando o Android Auto por cabo. Pelo menos assim não gasta a bateria do aparelho.