Anfavea: Atividades no setor automotivo caíram 90% em março

Anfavea: Atividades no setor automotivo caíram 90% em março

Fonte /  Noticias Automotivas.

A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – anunciou que a crise do Covid-19 atingiu em cheio o setor automotivo, reduzindo em quase 90% sua atividade na segunda quinzena do mês.

Com o fechamento de fábricas de veículos e autopeças, o ritmo da indústria praticamente parou na segunda metade de março. Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, disse:

“Tivemos dois momentos bem distintos em março. Até o começo da segunda quinzena, as vendas estavam em alta, com crescimento de 9% no acumulado do ano, em relação ao ano passado. Mas o avanço da pandemia em nosso país foi provocando a interrupção das atividades nas fábricas e nas concessionárias, fazendo com que fechássemos o mês com queda de 8% no acumulado do ano”.

Anfavea: Atividades no setor automotivo caíram 90% em março

De acordo com a Anfavea, a queda no ritmo de março gerou uma redução de 21%, coincidentemente tanto em produção, quando em licenciamentos e exportação. Em relação a fevereiro, a queda foi de 18% em emplacamentos e exportação, enquanto a produção caiu 7%.

Em todos os segmentos de mercado, a queda foi inevitável, exceto em máquinas agrícolas e implementos rodoviários, que ficaram positivos em março. Segundo a Anfavea, nesses dois setores, o resultado só foi possível porque as fábricas ficaram operando até o começo de abril.

O aumento nesses dois segmentos foi de 46% nas vendas, 19% mais em exportação e elevação de 15% na produção. Ainda assim, Moraes alerta:

“O momento é de priorizar a saúde da população, e todas as nossas associadas estão dando sua contribuição no combate ao coronavírus, seja reparando respiradores, seja produzindo e doando máscaras, ou mesmo cedendo suas frotas vários para as mais diversas finalidades. Mas também é hora de uma conscientização de todas as esferas do governo, bancos e sociedade para criar mecanismos que permitam à cadeia automotiva atravessar esse período de retração com a preservação das empresas e dos empregos”.