Anfavea diz que está ´no limite´ por conta de greve da Receita

Reclamação foi feita nesta quarta pelo presidente da Anfavea ao ministro Miguel Jorge.
´Tudo está sendo feito para não parar as linhas de produção´, diz Schneider, da Anfavea.

Alexandro Martello

Do G1, em Brasília

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, reuniu-se nesta quarta-feira (16) com ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e cobrou solução para a greve dos fiscais da Receita Federal, que acontece desde 18 de março e limita a entrada e saída de produtos do país. Os fiscais pedem equiparação com o salário de delegados da Polícia Federal.

“Estamos no limite de atendimento das montadoras. Tudo está sendo feito para não parar as linhas de produção, mas com o volume [de peças] parado nos portos está difícil até localizar as cargas”, afirmou o presidente da Anfavea a jornalistas, após encontro com o ministro do Desenvolvimento.

Schneider acrescentou que a greve já está colocando em risco não só algumas operações dentro do país, mas, principalmente, as exportações. “Significa não apenas o abastecimento de veículos, mas de linhas de produção no exterior, que dependem de agregados, peças e componentes brasileiros. Isso significa colocar em risco contratos de exportação de longo prazo”, disse ele.

Na avaliação do presidente da Anfavea, a greve dos auditores fiscais prejudica tanto as importações quanto as vendas ao exterior. “O problema vai começar no próprio setor de autopeças, que vai fazer parar as linhas de produção”, concluiu.

Fonte: G1 Globo Online