Angela Merkel quer produção mais transparente

Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC

Em sua visita a São Bernardo, quinta-feira pela manhã, para inaugurar o centro de realidade virtual da Volkswagen, a chanceler alemã, Ângela Merkel, afirmou ser favorável ao uso de biocombustíveis, mas defende o estudo de métodos de produção mais transparentes e de uma forma de garantir que os pequenos agricultores não sejam prejudicados pela concentração de terras.

“Vou tratar desse tema na Cúpula da América Latina- Caribe e União Européia. No caso da cana-de-açúcar a solução é fácil porque se trata de uma cultura que não é usada para a alimentação. Mas o mesmo não ocorre com a soja. Além do mais, faltam terras em alguns países, coisa que felizmente não é problema aqui no Brasil”, comentou, usando a Argentina como exemplo de nação que não tem terras suficientes para expandir a produção agrícola.

A Cúpula a que a chanceler se referiu está em andamento no Peru e reúne chefes de Estado de diversos países, inclusive Brasil, que discutem, principalmente, questões de cunho comercial. A expectativa é de que o tema biocombustíveis polarize os debates no encontro.

Tecnologia – Ângela parabenizou as empresas alemãs instaladas no País pela colaboração no desenvolvimento do motor flexível, que permite o uso de gasolina, álcool ou ambos em qualquer proporção de mistura e disse ver essa tecnologia com bons olhos.

“O motor flex é viável na Alemanha e poderá ser usado. Acredito que os passos trilhados aqui deverão ser seguidos lá”.

Inauguração – Além da chanceler alemã, esteve presente à inauguração do centro de realidade virtual da Volkswagen o presidente mundial do Grupo, Martin Winterkorp, que junto com o presidente da empresa no Brasil, Thomas Schmall, recepcionaram a chanceler.

A cerimônia foi aberta por um coral de crianças que integram o projeto social do Instituto Baccarelli, mantido pela montadora.

Os discursos foram rápidos e , logo após a inauguração do novo espaço de desenvolvimento propriamente dito, Ângela – junto com a comitiva – visitou uma das linhas de montagem onde conversou com alguns operários e teve acesso a uma área restrita, protegida por tapumes, em que se encontrava o novo Gol NF, modelo que está para ser lançado pela empresa.

Para frustração de todos os presentes, principalmente fotógrafos, não foi possível visualizar o novo modelo

Fonte: Diário do Grande ABC