Apesar de crise, VW mantém crescimento

por RICARDO PANESSA, enviado especial ao Guarujá (SP)

O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, disse nesta quinta (28), durante a apresentação da linha 2010 da marca, que a montadora vem mantendo o mesmo ritmo de crescimento em 2009 em relação aos resultados de 2008. Segundo o executivo, entre janeiro e abril deste ano, a VW anotou 6,2% de aumento nas vendas no varejo, com 241.691 veículos comercializados.

Considerando o mês de maio, o índice foi ainda melhor, de 8,7% em relação ao mesmo período de 2008. Com esse desempenho, o Brasil reforça sua posição de terceiro principal mercado da marca, ficando atrás apenas de China e Alemanha. Em 2008 a VW comercializou um total de 6,3 milhões de veículos em todo o mundo, resultado 2,1% maior que o do ano anterior.

Com 17 lançamentos previstos para este ano, considerando novas versões e séries especiais, contra os 14 do ano passado, a VW continua otimista diante da crise econômica que afeta todo o mundo e a expectativa da não continuidade da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros com motorização até 2.0, fator que impulsionou as vendas da marca no primeiro trimestre deste ano.

O Gol continua sendo o carro-chefe e líder das vendas no Brasil, com 12,3% de participação no mercado. A linha VW 2010, embora não tenha apresentado nenhum novo modelo, ganhou impulso com a inclusão de novos equipamentos de série, novos pacotes de opcionais e duas versões especiais: o Fox Sunrise, que passa a ser a mais barata do modelo, e a Parati Titan, versão intermediária com proposta aventureira.

Fonte: Interpress Motor