Após crise causada por recall, Toyota avalia aumentar garantia e incentivos


da Reuters, em Orlando (EUA)
da Folha Online

A Toyota está avaliando oferecer garantia mais longa para enfrentar a desconfiança dos consumidores diante dos problemas com a segurança de seus veículos, afirmou à agência de notícias Reuters neste domingo uma fonte que foi colocada a par dos planos da companhia.
Toyota, ainda se recuperando do maior recall da sua história, que passará de 8 milhões de unidades, está discutindo uma série de opções com os revendedores norte-americanos para estimular as vendas.
Governador de Tóquio acusa EUA de criar dificuldades para a Toyota
Toyota anuncia recall de 0 mil caminhonetes Tacoma
Toyota rejeita prêmio do governo do Japão ao híbrido Prius
Segundo a fonte citada, essas opções incluem adicionar US$ 1.000 ao atual incentivo de US$ 1.000 para clientes “leais” –ou seja, os que voltam a fazer negócio com a empresa.
Outras opções avaliadas são manutenção gratuita e uma garantia que pelo menos se iguale à da Hyundai, de dez anos, a maior do mercado. A Toyota hoje oferece garantia de cinco anos.
A fonte que falou à Reuters preferiu não se identificar porque o plano ainda não é público e tem ainda que ser finalizado.
A porta-voz da empresa afirmou que a Toyota estuda várias opções para permanecer competitiva, mas não quis entrar em detalhes.
No sábado, numa entrevista à Reuters, Don Esmond, vice-presidente da companhia, declarou que a montadora vai considerar “incentivos competitivos” para atrair consumidores e reforçar a marca.
As vendas da Toyota nos Estados Unidos caíram 16% em janeiro e atingiram o seu menor nível em mais de uma década, depois da suspensão da venda de veículos sujeitos a recall por causa de segurança.
Mike Jackson, presidente da AutoNation, empresa responsável por 3% das vendas da Toyota nos Estados Unidos e o maior grupo revendedor no país, disse que por volta de abril as transações com Toyotas voltariam ao normal.
Segundo ele, quando for levado em conta todo o ano, o mercado da Toyota nos EUA vai cair um ponto percentual em relação aos 17% de 2009.

Fonte: Folha Online