Danielle Chaves, da Agência Estado
NOVA YORK – A General Motors anunciou nos Estados Unidos um plano de incentivo para a compra de veículos que oferece proteção para pagamentos durante os primeiros 24 meses após a compra. Dentro desse período, se o comprador perder sua renda, a companhia fará o pagamento de até nove parcelas do financiamento de no máximo US$ 500 por mês. A GM também vai ajudar a proteger o valor original de um veículo da marca quando o consumidor for trocar seu carro por um modelo GM novo.
O anúncio da GM foi feito logo após a Ford informar que oferecerá juro zero nos financiamentos e o pagamento de até 12 parcelas se o comprador ficar desempregado. Os planos de incentivo das companhias têm como objetivo tentar impulsionar as vendas de veículos nos Estados Unidos e aumentar a confiança dos consumidores.
A concorrente Chrysler começou a oferecer financiamento sem juros, junto com abatimentos, preço especial para empregados e descontos de até US$ 6 mil em janeiro, para reduzir os estoques dos revendedores e aumentar as vendas. Até agora, as medidas parecem não ter ajudado a Chrysler, que ainda se esforça para manter suas operações em andamento.
As três grandes montadoras de Detroit – Ford, GM e Chrysler – têm sido fortemente prejudicadas pela recessão, as duas últimas em particular. Ontem, o governo dos EUA afirmou que os planos de reestruturação da GM e da Chrysler não mostram um “caminho confiável para a viabilidade”.
Planos semelhantes
Os planos de incentivo da GM e da Ford são semelhantes a um anunciado pela montadora japonesa Hyundai em janeiro, que permite que os consumidores quebrem contratos de compra de veículos caso percam o emprego ou a renda.
À medida que a confiança dos consumidores cai, eles reduzem seus gastos e se tornam particularmente contrários à compra de itens caros, como carros e caminhões. O pressionado mercado de crédito também dificulta aos consumidores a obtenção do financiamento necessário para fazer uma compra.
Na semana passada, a empresa de pesquisas de mercado J.D. Power and Associates afirmou que as vendas de veículos novos no varejo dos EUA continuaram em queda na primeira metade de março e disse que o restante do ano é uma incógnita. As montadoras deverão anunciar amanhã os resultados das vendas de março. As informações são da Dow Jones.
Fonte: O Estado de São Paulo