
Wandick Donett
Colaboração para o Carpress, em Arujá SP
Fotos Divulgação
Parece improvável que um utilitário esportivo premium destinado a um público sofisticado, que se propõe a concorrer com BMW e Range Rover, venha fazer sucesso com um motor apenas 1.4? Não é o que pensa a Audi.
É nessa motorização que os executivos da empresa estão depositando suas fichas, para ampliar as vendas de carros de sua marca. A marca alemã lança no Brasil o Q3 2016 com três opções de motor, oito cores disponÃveis e cinco versões de acabamento.Em 2016 esse veÃculo já será produzido na fábrica de São José dos Pinhais PR. A grande novidade deste ano é o motor 1.4 turbo FSI de 150 cv, câmbio automático de seis velocidades, que nas configurações Attraction inclui os faróis bixenon com LEDs, sensor de estacionamento traseiro, sensor de luz e chuva e volante multifuncional com shift paddle borboletas atrás do volante para trocas sequenciais, com preço sugerido de R$ 127.190.
Na versão Ambiente inclui teto solar panorâmico elétrico, rodas de 18 polegadas e porta-malas elétrico, que tem inclusive a possibilidade de memorizar a altura da abertura do porta-malas excelente função para motoristas baixinhos, que quase precisavam pular para alcançar a tampa e fechar. Tem ainda ar-condicionado dual zone, tudo por R$ 144.190. As duas versões vêm com tração dianteira.Essa versão 1.4 é a que a princÃpio poderia ser definida como o SUV do novo rico ou um segundo carro da famÃlia ou ainda dos filhos dos ricos. Não atrairia certamente quem já está acostumado com motores mais robustos. O status da marca, porém, aliado ao design e à tecnologia certamente seduzem mais do que esse motor.Na avaliação feita pelo Carpress em test-drive por 170 quilômetros, deixamos de lado qualquer possÃvel má impressão com motor para um carro SUV premium e percebemos eficiência, desempenho, segurança e dirigibilidade, caracterÃsticas da marca. A aceleração, mesmo para um veÃculo de motor menos potente, é boa, fazendo de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. A velocidade máxima é de 204 km/h. O motor 1.4 TFSI tem potência máxima de 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm, e o torque é de 25,51 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm.Uma grande vantagem é o consumo. O novo motor é 22 kg mais leve do que o da versão 2.0, tornando-o muito eficiente e econômico. O baixo consumo e as diminuições da emissão de CO2 foram viabilizadas em parte pelo sistema Start/stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio.Segundo dados do Inmetro, rende 10,7 km/l no trânsito urbano e 12,5 km/l em estradas, o que mereceu do órgão a etiqueta A, de menor consumo da categoria.Para os carros da linha Q3, presentes desde 2011 no Brasil, o facelift deste ano, com nova grade frontal, ressaltou o design exterior ainda mais esportivo e progressivo, querendo reforçar a impressão de maior largura.
Seu novo design, além dos faróis bixenon, com luzes “all weather†se traduz em maior luminosidade em trechos muito escuros, como em estradas. Proporcionam um consumo 50% menor de energia se comparado com luz de halogênio.A nova versão do para-choque e das entradas de ar não traz mais o farol de milha acoplado. Essa função passou a ser incorporada automaticamente no c
Fonte: Carsale