As três tecnologias que devem estrear no novo Volkswagen Golf

Mula da nova geração do VW já roda em testes (Foto: Automedia)

A Volkswagen é hoje em dia uma das montadoras mais pressionadas a lançar carros pouco poluentes no mercado e revelou nos últimos dias algumas das tecnologias que devem equipar seus próximos lançamentos, a começar pela nova geração do Golf. A montadora tem revelado nos últimos anos conceitos de carros 100% elétricos, mas eles só devem chegar ao mercado depois de 2020. Até lá, a montadora decidiu investir em outras três tecnologias para conseguir atingir a meta europeia de carros com emissões de 95 g/km nos próximos anos.

A primeira delas não é, de fato, uma novidade. Isso porque a Volkswagen vai incluir em alguns de seus carros a tecnologia conhecida como mild hybrid, ou “híbrido leve”, começando pela nova geração do Golf. O sistema já é usado pela Audi em modelos como o A8 e o A6 e, na prática, é como se o carro funcionasse em modo elétrico apenas em determinados momentos para poupar combustível.

Ele conta com um motor elétrico de 48V que entra em ação apenas em determinados momentos, como em velocidade de cruzeiro numa estrada, quando o motor a combustão é desativado. Segundo a VW, essa é a mais importante das três novidades e atuará como um primeiro passo para expandir a oferta de híbridos a um público maior nos próximos anos.

A empresa também anunciou que investirá em motores a gás natural, outra estratégia compartilhada em parte com a Audi. A empresa irá lançar carros com motor 1.5 TGI Evo, que é um motor turbinado movido a gás natural. Ele será capaz de gerar 131 cv e 20,4 kgfm desde os 1.400 rpm. O novo motor será acoplado à transmissão DSG automatizada de dupla embreagem e começa a ser produzido já neste ano. Em entrevista à Autoesporte, o presidente da Audi do Brasil afirmou que a divisão local também tem estudado se o mercado de carros movidos a gás natural também tem potencial.

Apesar do mau histórico com diesel por conta do dieselgate, a terceira novidade anunciada pela empresa é exatamente um motor a diesel. É uma nova geração do motor 2.0 TDI, que agora passará a ser oferecido também em versão híbrida e “híbrida leve”. Ele contará com diferentes ajustes para entregar de 137 a 206 cv de potência máxima.

Segundo a Volkswagen, os ajustes feitos nessa nova geração de motores diesel fazem com que eles “emitam quantidade de poluentes dentro dos limites estabelecidos pela legislação atual”, como já seria esperado.