As virtudes do Q5, novo SUV Premium da Audi

Audi Q5
No lançamento no Brasil do Q5 a Audi levou os jornalistas a uma pista para provar que o veículo alemão é o mais veloz e ágil entre os SUVs médios Premium de todo o mundo: pelas marcas oficiais, ele faz zero a cem km/h em 6,9 segundos e chega a 234 km/h. O motor V6 tem 3,2 litros e 269 cavalos.

Já com motor 2.0 Turbo FSI, de 214 cavalos, o desempenho é mais modesto: o carro demora 7,2 segundos para chegar aos 100 km/h e alcança 222 km/h.

O preço parte de R$ 205.840.

O veículo chega ao país com duas opções de motores, tração integral permanente, suspensão adaptativa e um impressionante pacote tecnológico – como o novo câmbio de sete velocidades e dupla embreagem, combinados com o Audi Select, que permite escolher o estilo de dirigir (Comfort, Auto e Dynamic).

Equipamentos

A lista de itens de conforto e segurança inclui air bags duplos frontais, laterais dianteiros e cortinas de proteção para cabeça; cintos de segurança dianteiros e traseiros de três pontos, com pré-tensionador na dianteira; piloto automático; computador de bordo; faróis de Xenon Plus, que consome dez vezes menos energia; bluetooth; sistema de áudio de 180 watts de potência, leitor de MP3 e WMA e cartão SD.

Para quem acha pouco tudo isso, há opcionais como teto solar, recepção de TV; equipamento de áudio Bang&Olufsen; ar-condicionado automático com três zonas de conforto; faróis com sistema de iluminação adaptável automaticamente; equipamento que auxilia o motorista nas mudanças de faixa; e sensores dianteiros e traseiros que ajudam nas manobras de estacionamento.

Outro opcional interessante é o piloto automático que pode ser ligado a sistema de radar com controle de distância e velocidade, frear e até parar o veículo sozinho, minimizando o risco de colisão traseira quando estiver acionado.

Suspensão e freios

O Q5 é o maior da categoria, com 4,63 m de comprimento (distância entre os eixos de 2,81 m) e traz um design elegante, marcado pela grade imponente do radiador, rodas de 18 ou 20 polegadas e faróis de xenon com 12 LEDs de luzes diurnas e noturnas permanentes.

A suspensão dianteira é do tipo independente com cinco braços em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular. Na traseira é independente do tipo trapezoidal, com braços articulados sobrepostos em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular.

O sistema de freios a disco traz sistema ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ESP (programa de estabilidade), HBA (assistente hidráulico de frenagem), ASR (controle eletrônico de tração) e BA (assistência à frenagem).

Quanto custa, sem opcionais

2.0L Turbo FSI Attraction R$ 205.840
2.0L Turbo FSI Ambiente R$ 229.230
3.2L V6 FSI Ambiente R$ 263.300
3.2L Ambition R$ 274.500

Fonte: Automotive Business