Até carro de R$ 600 mil agora tem fila de espera


Vendas crescem 41,7% e marcas como Audi, Porsche e Maserati planejam trazer novos modelos

Cleide Silva

Com aumento nas vendas de 41,7% no primeiro trimestre em comparação a 2007, marcas de carros superluxuosos decidiram aumentar a variedade de produtos no Brasil e estão trazendo modelos mais sofisticados. Três lançamentos previstos para os próximos meses, com preços na casa dos R$ 600 mil, têm filas de espera de dezenas de interessados.

A Audi tem 30 encomendas do superesportivo R8, que será vendido a partir de junho por cerca de R$ 600 mil. A empresa adianta que só poderá atender a 20 pedidos este ano.

O Maserati GranTurismo, com preço a partir de R$ 650 mil e vendas a partir de abril, tem mais de uma dezena de consumidores que manifestaram interesse, segundo o importador Francisco Longo. A marca italiana, que hoje oferece carros por R$ 590 mil a R$ 720 mil, vendeu só uma unidade no primeiro bimestre, mas prevê vendas de 24 GranTurismo no ano.

O Porsche Panamera só chegará no segundo semestre de 2009, simultaneamente ao lançamento na Alemanha, onde será produzido. A Stuttgart Sportcar, representante da Porsche no Brasil, já tem 20 interessados no modelo, que custará entre R$ 450 mil e R$ 600 mil. ´´Serão produzidas 30 mil unidades por ano para o mundo todo, por isso o grande interesse na reserva´´, diz Marcel Visconde, diretor-presidente da empresa.

O segmento de carros de alto luxo vendeu 2.064 unidades no primeiro trimestre, em comparação a 1.457 em igual período de 2007. Em geral, o mercado de automóveis e comerciais leves cresceu 31,7%, com 618,1 mil unidades.

Embora o número de unidades vendidas seja relativamente pequeno, os modelos superluxuosos custam entre R$ 100 mil e R$ 1,6 milhão. Estão na lista Audi, BMW, Ferrari, Jaguar, Maserati, Mercedes-Benz, Porsche e Volvo.

´´A desvalorização cambial ajudou o mercado a crescer, assim como a estabilidade econômica e até mesmo a possibilidade de financiamento´´, informa Visconde, que projeta para este ano vendas de mais de 500 Porsche. ´´Nosso preço é o de tabela, não tem bônus´´, avisa.

As vendas da Porsche saltaram de 76 veículos em 2003 para 459 em 2007. No primeiro trimestre deste ano, foram vendidos 186 carros, 148% a mais que em 2007. Para adquirir um modelo hoje, é preciso esperar em média quatro meses. Antes, era a metade desse prazo.

O Panamera será o primeiro sedã esportivo da marca com capacidade para quatro passageiros adultos. A empresa ainda não tem fotos do modelo. A Porsche é famosa pelos esportivos de dois lugares, embora suas vendas tenham disparado após o lançamento do utilitário-esportivo Cayenne.

Os modelos da marca custam entre US$ 142 mil (R$ 248 mil) e US$ 358 mil (R$ 626 mil). Na América Latina, o Brasil é o segundo maior cliente da Porsche, atrás do México.

Para o presidente da Audi do Brasil, Andreas Deges, o bom momento do mercado de luxo é resultado de um círculo virtuoso: estabilidade econômica e incremento dos financiamentos, combinados com maior oferta de produtos e investimento das marcas em marketing. As vendas de importados da Audi cresceram 10% este ano, para 359 unidades.

O R8 será exposto no navio Pink Fleet, do empresário Eike Batista, em festas que a Audi realizará hoje e amanhã para convidados vip. O modelo com carroceria de alumínio custará cerca de R$ 600 mil.

O GranTurismo segue o estilo de carro de corrida característico da Maserati. Foi lançado na Europa há um ano e deveria chegar ao Brasil em setembro, mas a demanda lá fora atrasou o cronograma. A Mercedes vendeu 596 modelos no primeiro trimestre, 27,6% a mais que em 2007. Na Volvo, as vendas passaram de 109 unidades para 266 este ano.

Fonte: O Estado de São Paulo